A Difusão de Inovações Tecnológicas como Estratégia da Oferta do Mercado da Construção Civil em Natal/RN
Construção Civil, Materiais, Técnicas Construtivas, Mercado Imobiliário.
Na atualidade as inovações tecnológicas devem ser vistas como uma estratégia competitiva das organizações no setor da construção civil. A difusão de novas tecnologias neste setor é muito similar ao aplicado em aos demais setores industriais, porém, no caso da construção civil, ainda se verifica certo grau de resistência das partes envolvidas. Desde os projetistas, passando pelos administradores e chegando até os trabalhadores, persiste uma relativa resistência à inovação tanto no que diz respeito às técnicas construtivas quanto na introdução de novos materiais, pois as incertezas do sucesso os tornam receosos. Discutiremos alguns aspectos associados à adoção de inovações tecnológicas no setor da construção civil como estratégia do Mercado imobiliário. A problemática desta pesquisa concentra-se em ampliar a compreensão do uso das inovações tecnológicas na produção imobiliária como um reflexo das mudanças nos sistemas construtivos e materiais. Partindo do caso empírico e utilizando a base estabelecida pretende-se testar a hipótese de que o processo de introdução de inovações tecnológicas no mercado da construção segue a lógica de valorização dos empreendimentos imobiliários privilegiando os empreendimentos de alto padrão e localizados nos bairros mais valorizados, com a adoção de materiais e processos construtivos mais atuais e eficientes. [E1] Pretende-se estudar então a evolução no uso de inovações tecnológicas relacionadas com os processos construtivos enquanto diferencial nas estratégias utilizadas pelos promotores imobiliários no município de Natal entre 1990 e 2010.[E2]
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