Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLES PEREIRA CHAVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHARLES PEREIRA CHAVES
DATA: 17/06/2015
HORA: 18:30
LOCAL: Setor IV , sala 6, Bloco A
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE MODELOS FÍSICOS REDUZIDOS PARA AVALIAÇÃO DE FUNDAÇÕES POR ESTACAS HELICOIDAIS EM SOLOS REFORÇADOS COM GEOSSINTÉTICOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Ancoragens helicoidais, Geossintéticos, geogrelhas.

 

 


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO:

As ancoragens helicoidais podem apresentar limitações de comprimento durante sua execução. Solos com presença de matacões em sua estrutura, dificultam sua execução para que se atinja a profundidade mínima necessária para de atender as exigências de capacidade de carga. Solos de baixa resistência (argila mole, areia fofa) podem tornar inviável o seu uso devido a necessidade de se atingir grandes profundidades de ancoragens para atender as exigências de capacidade de carga. Busca-se encontrar uma solução que atenda as exigências de projeto e seja economicamente viável do ponto de vista executivo. Uma possível solução está na utilização de técnicas de reforço de solos com geossintéticos ao longo da superfície tronco-cônica de ruptura. Este trabalho busca avaliar o aumento da capacidade do sistema de fundação de um modelo físico reduzido de ancoragens helicoidais imersos em uma caixa metálica submetidas à tração, para solos arenosos, analisando a influência do posicionamento do material de reforço sob a superfície de interação (ancoragem-solo), propondo o posicionamento que ofereça uma maior eficiência do ganho de capacidade de carga comparado ao modelo sem reforço. Este trabalho consiste em oferecer uma possível solução para os dois problemas supracitados, através do uso de materiais geossintéticos, investigando se há viabilidade executiva no seu uso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2551234 - YURI DANIEL JATOBA COSTA
Interno - 2085750 - FAGNER ALEXANDRE NUNES DE FRANCA
Externo à Instituição - JONH ELOI BEZERRA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 17/06/2015 14:56
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao