MODELAGEM COMPUTACIONAL PARA AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO ENTRE PAINÉIS DE ALVENARIA E ESTRUTURA DE SUPORTE EM CONCRETO ARMADO
modelagem computacional, pórtico equivalente, interação parede-viga, ação do vento.
O estudo desenvolvido propõe uma nova modelagem computacional eficiente e de fácil aplicação em situações usuais de projeto para avaliar a interação entre painéis de alvenaria e estrutura de suporte. O modelo proposto simula o comportamento da parede utilizando exclusivamente elementos finitos de barra, compondo assim, um pórtico equivalente. A validação foi realizada sob dois aspectos: primeiramente, mediante estudo de diversos painéis planos genéricos, confrontando-se os resultados obtidos do modelo de pórtico equivalente com os de um modelo de referência, o qual utiliza elementos finitos de casca na discretização das paredes; e numa segunda etapa, comparando-se com os resultados do modelo experimental de Rosenhaupt. As análises consistiram basicamente na avaliação dos deslocamentos verticais e dos esforços nas vigas de apoio, e das tensões na base das paredes. Foram avaliados também, a partir de modelagem plana e tridimensional de algumas paredes de um projeto real, aspectos importantes da interação parede-viga, tais como: presença de aberturas de portas e de janelas, dispostas em qualquer posição; condições de apoio e vinculação das vigas; interferências das amarrações entre paredes; e consideração da ação do vento.
As análises dos resultados alcançados evidenciaram a eficiência da modelagem proposta, em razão de apresentarem aspectos muito semelhantes na distribuição de tensões e de esforços, sempre com intensidades um pouco maiores do que as dos modelos de referência e experimental.