A DIFUSÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DO MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM NATAL/RN
Construção Civil, Evolução, Materiais, Técnicas Construtivas, Mercado Imobiliário.
Na atualidade as inovações tecnológicas devem ser vistas como uma estratégia competitiva das organizações no setor da construção civil. A difusão de novas tecnologias neste setor é muito similar ao aplicado em outras indústrias, porém, no caso da construção civil, ainda pode-se verificar certo grau de resistência das partes envolvidas. Desde os projetistas, passando pelos administradores e chegando até os trabalhadores, resistem à inovação tanto no que diz respeito às técnicas construtivas quanto na introdução de novos materiais, pois as incertezas do sucesso os tornam receosos. Discutiremos alguns aspectos associados à adoção de inovações tecnológicas no setor da construção civil como estratégia do Mercado imobiliário. A problemática desta pesquisa concentra-se em ampliar a compreensão do uso das inovações tecnológicas na produção imobiliária como um reflexo das mudanças nos sistemas construtivos e materiais. Partindo do caso empírico e utilizando a base teórica pretende-se testar a hipótese de que o processo de introdução de inovações tecnológicas no mercado da construção segue a lógica de valorização dos empreendimentos imobiliários privilegiando os empreendimentos de alto padrão e localizados nos bairros mais valorizados com a adoção de materiais e processos construtivos mais atuais e eficientes. Pretende-se estudar então a evolução no uso de inovações tecnológicas relacionadas com os processos construtivos enquanto diferencial nas estratégias utilizadas pelos promotores imobiliários no município de Natal entre 1990 e 2010.