Simulação Numérica das Deformações por Fluência em Elementos de Concreto Armado
Concreto Armado, Deformações por Fluência, Pilar Parede, Simulação Numérica.
Um elemento de concreto quando mantido sob tensão apresenta deformação progressiva no decorrer do tempo, aditiva à deformação imediata ao carregamento. Em pilares de concreto armado, as deformações por fluência promovem o acréscimo de tensões nas barras de aço, podendo induzir o material a experimentar o escoamento. As formulações pioneiras do efeito de fluência, desenvolvidas com base no coeficiente de fluência, são aplicáveis, sobretudo, quando as tensões se mantêm constantes. Sua aplicação a elementos de concreto armado, que apresentam variações de tensões, requer simplificações das quais resultam os modelos de memória, que têm a desvantagem de exigir o armazenamento do histórico de tensões. Para suplantar as dificuldades ligadas à excessiva demanda de memória de computador, foram desenvolvidos os modelos de estado que dispensam tal robustez de armazenamento.
A Dissertação a que se refere este trabalho tem como objetivo a simulação numérica, utilizando os modelos de estado, das deformações por fluência, voltada, para a análise do efeito da taxa de armadura, da umidade ambiental e da consistência do concreto fresco, no desempenho mecânico de elementos de concreto armado, em face de deformações dessa natureza.
Neste trabalho são apresentadas análises das deformações por fluência em pilares paredes de concreto armado, realizada com base em um modelo de estado, com parâmetros fixados a partir da formulação da NBR 6118/07.