Banca de QUALIFICAÇÃO: KLAUS ANDRE DE SOUSA MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLAUS ANDRE DE SOUSA MEDEIROS
DATA: 25/04/2014
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE TECNOLOGIA
TÍTULO:

MODELAGEM DA INTERAÇÃO ENTRE PAINÉIS DE ALVENARIA E ESTRUTURA DE SUPORTE EM CONCRETO ARMADO


PALAVRAS-CHAVES:

Alvenaria estrutural, Interação parede-viga, Efeito arco, Simulação numérica.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Estruturas
ESPECIALIDADE: Mecânica das Estruturas
RESUMO:

Os modelos usuais para avaliar a interação entre painéis de alvenaria e estrutura de suporte (IAS), tanto em meio acadêmico como profissional, discretizam a alvenaria em elementos finitos de placa ou casca. O estudo a ser desenvolvido abordará uma nova modelagem baseada na discretização da parede e da estrutura de suporte fazendo uso de elementos finitos de barra.

Os modelos numéricos a serem desenvolvidos terão como principio básico a simulação do comportamento da parede por meio de pórticos equivalentes, enquanto que as vigas de apoio serão simuladas utilizando-se elementos finitos de barra ou de casca. As condições de apoio das vigas poderão variar entre bi-apoiadas ou continuas, sendo consideradas situações de apoios pontuais, apoios contínuos, elementos de apoio (pilares) discretizados em elementos finitos e ainda, casos com deformações locais. Também serão avaliadas variações da altura da viga e da posição de aberturas de porta e janela.

Os resultados devem ser confrontados com os de modelagens já validadas, de modo que se comprove a eficácia e aplicação prática do modelo proposto em projetos usuais de edifícios.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1752508 - DANIEL NELSON MACIEL
Presidente - 1451817 - JOEL ARAUJO DO NASCIMENTO NETO
Externo ao Programa - 1515200 - JOSE NERES DA SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 14/04/2014 15:53
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao