Um lugar (in)existente: o "país de Mossoró" nas tramas da consciência histórica.
Consicência histórica; "país de Mossoró"; memória; Espacialidade mossoroense
O presente trabalho tem como meta analisar, por um lado, como uma produção acadêmica elaborou a espacialidade "país de Mossoró" e, por outro, como o ensino de História, através dos relatos de professores, se apropria desta espacialidade. A produção acadêmica, situada nas duas últimas décadas do século XX, tem como objeto as práticas que instituíram uma memória histórica desejável que atende aos interesses políticos da família Rosado. Diante desse quadro, dividimos o trabalho em trÊs capítulos. No primeiro, identificamos como a produção acadêmica criou um conjunto de significados em torno do "país de Mossoró", que oportuniza uma detreminada maneita de ver e compreender o lugar. No segundo capítulo, fizemos uma discussão sobre os conceitos de ideologia, que estrutura os significados elaborados pela produção acadêmica, e de consciência histórica utilizado para pensar a dinâmica do ensino de História. No terceiro capítulo, analisamos como os professores, ao expressarem suas consciências históricas, constituem sentidos para esse "país de Mossoró".