HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA: O PAÍS DE MOSSORÓ E SUAS REPRESENTAÇÕES
Historiografia; Ensino de história; Espacialidade mossoroense; Memória
O presente trabalho tem como meta estudar uma espacialidade mossoroense a partir de sua leitura realizada por uma historiografia crítica, bem como dos usos desta espacialidade no ensino de história. A historiografia analisada se detém nas práticas que instituem uma espacialidade construída em torno da memória de grandes acontecimentos, e ao dar inteligibilidade a este processo oportuniza uma determinada maneira de ver e compreender Mossoró. Estes estudos assinalam que uma racionalidade eminentemente ideológica orienta esse processo, e é capaz de agenciar a lealdade coletiva das pessoas do lugar. O capítulo em tela identifica os significados produzidos por esta historiografia, operacionalizados a partir da instituição de um recorte na cidade, apontando para o desdobramento da pesquisa que incidirá no ensino de história, tomando os relatos dos professores como fontes de pesquisa. São utilizados autores como Michel de Certeau, Yi-Fu Tuan, Roger Chartier, Jörn Rüsen, entre outros que tocam nas questões da pesquisa.