“PROGRESSO QUE NA TERRA LEVANTA”: o Sanatório Meduna e a modernização doespaço urbano em Teresina (1954-1958)
Sanatório Meduna; Modernidade; Teresina; Clidenor de Freitas Santos; Loucura.
Essa dissertação pretende construir uma análise das relações existentes entre a construção doSanatório Meduna e o ideal progresso e modernidade existente em Teresina na década de1950. Teresina foi fundada em 1952, planejada para ser uma cidade moderna em meio a umaprovíncia que ainda carregava aspectos coloniais. O Sanatório Meduna é inserido na cidadeem um contexto de desassistência à saúde mental. A instituição e seu idealizador, Clidenor deFreitas Santos, tiveram papel indispensável na constituição de uma psiquiatria piauiense.Dessa forma, afim de analisar a relação entre o Sanatório Meduna e a modernização doespaço urbano teresinense, adentramos em outras questões importantes para o tema.Consequentemente investigamos os eventos necessários que levaram Clidenor de FreitasSantos em considerar a construção do Sanatório Meduna; como se deu à assistência aosloucos antes e depois do nosocômio, sem esquecer da importância de Clidenor de FreitasSantos nesse processo; qual concepção sobre a loucura existia no Piauí nesse recorte; arelação entre loucura e criminalidade; qual era o perfil social dos pacientes do SanatórioMeduna; entre outros aspectos. Para tanto, foi preciso fundamentarmos a discussão à luz deteóricos como Foucault, Henri Lefebvre, Norbert Elias. Como fonte, foram utilizados jornais,relatórios, depoimentos e mensagens dos governadores do Piauí, as fichas prévias do quadrogeral dos pacientes do Sanatório Meduna, o regimento do Sanatório Meduna e uma entrevistacom a filha de Clidenor de Freitas Santos. Com a análise dessa documentação, associada como debate historiográfico do período, constatamos a importância da construção do SanatórioMeduna, inserido em um cenário presente em muitas outras cidades brasileiras, referente àmodernização do espaço urbano e assistência aos loucos.