"OS NEGROS FAZEM A SUA ESTREIA”: A IRMANDADE DO ROSÁRIO E A CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS SAGRADOS NA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (1885-1930).
Na Província do Rio Grande do Norte, no ano de 1885, foi oficializada a Irmandade de NossaSenhora do Rosário da cidade de Jardim na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, espaçode administração eclesiástica que compreendeu o município da Cidade de Jardim, que depoise até os dias de hoje tem o nome de Jardim do Seridó/RN. Esse trabalho teve como objetivoanalisar o processo da construção dos espaços sagrados pelos Negros do Rosário na Freguesiade Nossa Senhora da Conceição, entre os anos de 1885 e 1930. As fontes que foramtrabalhadas para o constructo da dissertação foram o Livro de Atas, Medidas e Resoluções, oLivro de Tombo 1, o Livro de Receitas e Despesas e o Compromisso da Irmandade de NossaSenhora do Rosário da cidade de Jardim. Para trabalhar com essas fontes, foi utilizado ométodo onomástico, preconizado por Carlo Ginzburg, no qual utiliza o nome como o fiocondutor da pesquisa. As entrevistas concedidas pelos Negros do Rosário contemporâneos dasfamílias do “povo da Boa Vista” e “Caçotes” durante a Festa do Rosário 2019/2020, foramgravadas e analisadas sob a ótica do método regressivo, postulado por Bloch. No tempo sagrado da festa em devoção à Nossa Senhora doRosário, as famílias de várias condições e qualidades que integraram o grupo que constituiu aIrmandade do Rosário na freguesia, se direcionavam ao núcleo urbano abrangido por esseespaço. Dessa forma, para o referencial teórico deste estudo, operacionalizamos com acategoria espacial de hierópolis, postulado pela geógrafa Zeny Rosendahl (2018). Nessesentido, esse espaço era constituído por espaços sagrados e profanos, engendrados pelashierofanias (o ato sagrado manifestado na raiz) dos Negros do Rosário, como por exemplo, a“Dança do Espontão” (ou pulo), as procissões e os rituais de coroação. Nesse período, ocatolicismo praticado em território nacional estava afastado do catolicismo pregado porRoma. Dessa forma, no país, para ocorrer essa aproximação do catolicismo praticado noterritório dos ditames do tridentino, ocorreu o processo da reforma devocional católica, queconstituiu em uma reforma no clero, no culto, na liturgia e na reordenação de devoções docatolicismo praticado no Brasil. Foi nesse contexto que o processo da construção dos espaçossagrados por esses agentes, foi desenvolvido.