HORDAS NEGRAS, PAISAGENS MÍTICAS: A CENA MUSICAL BLACK METAL NORUEGUESA COMO ESPAÇO DE (RE)SIGNIFICAÇÕES SOBRE O MUNDO NATURAL
Palavras-chave: Black Metal; Natureza; Cena Musical; Noruega.
Este trabalho busca analisar a cena Black Metal norueguesa, tendo um recorte temporal que permeia a década de 1990 até meados dos anos 2010, a qual tornou-se uma espacialidade responsável por boa parte dos pilares influenciadores deste subgênero do Heavy Metal. Outrora marcada no âmbito musical e comportamental, bem como pela produção artística baseada no satanismo e outras vertentes ditas transgressoras, mas que, em determinado momento, acabam encontrando na natureza e nos usos do passado um novo viés exploratório lírico e imagético, acarretando numa leva de discursos repletos de saudosismos, nacionalismo e antimodernidade. Tal trabalho partiu do pressuposto que a cena Black Metal norueguesa no período estudado se configura – além dos mais influentes dentre os variados subgêneros da musicalidade e cultura Heavy Metal – em um espaço com dimensões próprias, com suas próprias sociabilidades e (re)leituras materiais e simbólicas, como justificação de determinadas visões e contradições por aqueles que a comungavam.