PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Telefone/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA DA SILVA AZEVEDO

DISCENTE : PATRÍCIA DA SILVA AZEVEDO
DATA : 04/06/2020
LOCAL: VIDEOCONFÊNCIA

MOLDANDO O ESPAÇO POR MEIO DAS PALAVRAS: HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA NA REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE (1903-1904)

IHGRN. IHGB. Revista do IHGRN. Revista do IHGB.

O presente trabalho tem por objetivo investigar a produção historiográfica norte-riograndense no início do século XX a partir das publicações da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Para isso, realizamos a análise de quatro volumes da Revista do IHGRN que circulam na sociedade norte-rio-grandense, e junto as instituições congêneres, a partir do ano de 1903. A investigação parte do princípio de que a produção vinculada ao instituto é considerada como sendo o primeiro momento de desenvolvimento de uma escrita da história do estado de forma efetiva e sistemática, ou seja, marca a primeira fase da historiografia no Rio Grande do Norte. Nesse sentido, esse estudo procura analisar a produção desse periódico para compreender a perspectiva do campo intelectual que o concebe e quais as dinâmicas que eram utilizadas para a efetivação da história e do espaço norte-rio-grandense através da escrita. A circulação da Revista do IHGRN pode ser considerada uma estratégia no projeto de desenvolvimento de uma História para o estado, onde o IHGRN passou a ser a instituição oficial capaz de produzir e legitimar a narrativa histórica e geográfica norte-rio-grandense, representando o grupo de membros e os interesses que buscavam, dessa forma, o periódico passou a alcançar parte da sociedade e propor uma diálogo com os pares, consequentemente, legitimando o IHGRN como lugar de produção da escrita da história do Rio Grande do Norte. O que se pretende é justamente verificar qual foi a contribuição da Revista do IHGRN na produção do espaço do estado, e assim, verificar como foi realizada a articulação entre os domínios da história e da geografia nesse processo, junto a articulação entre o IHGRN e o IHGB.

Interno - 2277360 - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
Interno - 1149437 - RAIMUNDO PEREIRA ALENCAR ARRAIS
Presidente - 1280374 - RENATO AMADO PEIXOTO
Notícia cadastrada em: 22/05/2020 12:05