ENTRE OS POTIGUARA E OS TARAIRIU : A TEMÁTICA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE (1952-2016)
Palavras-chave: Livros didáticos; Indígenas; Espaço; Rio Grande do Norte.
Os livros didáticos são importantes fontes históricas, apresentando múltiplas possibilidades de pesquisa e interpretação, desta forma, se revelam, também, como depositários de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. É de se frisar que no início do século XXI, de acordo com dados oficiais, apenas o Rio Grande do Norte, Piauí e Distrito Federal não possuíam comunidades indígenas reconhecidas. Curiosamente, somos um dos únicos estados do Brasil que tem como gentílico o etnônimo potiguar aos naturais do Rio Grande do Norte. Inversamente a esse apagamento histórico dos autóctones, nos últimos anos, algumas comunidades tem reivindicado a identidade indígena. Diante deste cenário, o presente trabalho dissertativo analisa como a experiência indígena participa na construção dos espaços denominados de Rio Grande do Norte nos livros didáticos de História do Rio Grande do Norte no período de 1952 a 2016. Consideramos na produção do trabalho, a dimensão espacial no discurso presente nos livros didáticos não só na sua dimensão "clássica", de cenário, palco da história, ou como espaço natural, como natureza, mas como objeto sujeito à intervenção histórica, a ação do homem e de sua cultura. Entendendo o espaço como lugar praticado, tal como definido por Michel de Certeau (1994).