IMAGENS CRISTÃS NA ANTIGUIDADE TARDIA: Mídias de identidade religiosa e memória cultural (séc. III-IV)
cristianismo; imagem; identidade cultural; memória cultural; Antiguidade Tardia.
O desenvolvimento do cristianismo foi um processo marcado por encontros culturais e assimilações que, gradativamente, promoveram a formação identitária da religião, tendo essas condições manifestado-se através de produções imagéticas articuladas às experiências espaciais. Partindo dos pressupostos da historiografia cultural, bem como das contribuições dos estudos visuais, esta dissertação propõe uma análise de um conjunto de imagens cristãs, produzidas entre os séculos III e IV em catacumbas romanas, como mídias de identificação religiosa e de memória cultural. Em um primeiro momento, buscaremos contextualizar o desenvolvimento do cristianismo e, portanto, discutir a respeito das origens judaica e gentílica da crença. Em seguida, trataremos sobre as experiências espaciais dos cristãos nos ambientes funerários onde as imagens foram produzidas, dando ênfase aos cruzamentos culturais atuantes nessas relações. E, por fim, analisaremos as imagens cristãs focando em seus temas, significados, inserção nos debates bíblico e teológico e articulação espacial. Nesse movimento, apreciamos tais imagens em três tipos de relação: articuladas ao espaço e ao tempo; vinculadas aos princípios cristãos e inseridas em uma contiguidade histórica