: IMAGENS DO BRASIL MODERNO: MODERNIDADE URBANA, ASCENSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL NA FILMOGRAFIA DA COMPANHIA CINEMATOGRÁFICA VERA CRUZ (1949–1954)
Cinema; Cultura; Espaços; Modernidade; Identidade; Ascensão Social; Desigualdade Social.
O presente trabalho analisa as imagens do Brasil moderno produzidas pela filmografia da Companhia Cinematográfica Vera Cruz no período de 1949 a 1954. Destaca a dicotomia entre os personagens periféricos e os das elites econômicas da metrópole paulista, estes retratados como símbolos da cidadania e da ética. Trata o espaço da capital paulistana como o centro da modernidade e das oportunidades empreendedoras do país; da celebração, através das instituições públicas e privadas, daquela cidade como o palco da ascensão social através do poder aquisitivo econômico. A esse respeito, a historiografia sobre a Companhia evidencia a importância desta na projeção da metrópole paulistana como o centro da modernidade brasileira, mas que também foi um lugar de profundas desigualdades sociais, as quais puseram em questão o que significou a modernidade da metrópole paulista na década de 1950, configurando um movimento ideológico no qual a nacionalidade e a identidade caracterizavam os padrões do empresariado local, o qual produzira instituições de cultura e de saber para autointitularem-se os detentores do progresso e do desenvolvimento no país.