PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Telefone/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Defesa de Dissertação: RUAN KLEBERSON PEREIRA DA SILVA

Local: A1, setor II, 14 horas

Título: GUERRA, SOBERANIA, ORDEM E EQUILÍBRIO CÓSMICO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM RELEVOS NEOASSÍRIOS (884 – 727 a.C.)

RESUMO

Tendo como preocupação central a relação entre Guerra, Soberania, Ordem e Equilíbrio Cósmico no Império Neoassírio (884–727 a.C.), este trabalho busca analisar os relevos neoassírios esculpidos em lajes de pedra fixadas às paredes dos palácios imperiais neoassírios. Estes relevos, reunidos em um Catálogo Documental organizado por regras de homogeneidade, serão estudados a partir da Teoria da Imagem e da Teoria das Representações Sociais, privilegiando a materialidade das representações visuais e seu respectivo contexto de produção para que, com isso, se tenha o devido entendimento dos Grupos Narrativos, das Categorias Narrativas e das Tipologias Narrativas, além de demarcar as Unidades Episódicas que contribuíram para a produção de sentidos acionados pelas representações visuais vinculadas às estruturas arquitetônicas dos palácios imperiais neoassírios, o que implica, por fim, no entendimento do poder destas imagens como imagens do poder.

Palavras-chave: Guerra ordálica – Soberania – Ordem e Equilíbrio Cósmico – Relevos Neoassírios – Palácios Neoassírios – Império Neoassírio.

BANCA EXAMINADORA

MARCIA SEVERINA VASQUES (UFRN - Presidente) - ORIENTADOR

LYVIA VASCONCELOS BAPTISTA (UFRN - Examinador Interno)

KÁTIA MARIA PAIM POZZER (UFRGS- Examidora Externa à Instituição)