PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Telefone/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANDSON BERNARDO SOARES

DISCENTE : JANDSON BERNARDO SOARES
DATA : 24/08/2016
LOCAL: C5-setor II

Livro didático de História: a institucionalização de um modelo a partir do Programa Nacional do Livro Didático (1994 a 2013)

Livro didático de História, Didática da História, PNLD

Este trabalho tem por objetivo mapear, compreender e analisar as relações entre os sujeitos históricos na produção dos critérios de qualificação dos livros didáticos, institucionalizado pelo PNLD, e de sua historicidade. Para tal, analisou a produção de pesquisas sobre os livros didáticos de História, a fim de situar a presente produção e como esta atende a uma lacuna: o estudo dos usos formas, funções e sentidos atribuídos ao conhecimento histórico escolar presente nos livros didáticos, assim como as disputas sobre esses. Tal fato filia esta pesquisa a Didática da História, campo que estuda esses aspectos do conhecimento histórico Analisou-se os documentos que fundamentaram este programa: Definições de Critérios para Avaliação dos Livros Didáticos – Português, Matemática, Estudos Sociais e Ciências/ 1ª a 4ª (1994) Recomendações para uma política pública dos Livros Didáticos (2001), assim como os Editais do PNLD do Ensino Fundamental entre 2000 e 2013. Na tentativa de compreensão dos debates efetivados, serão fontes também os documentos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Inclusão (SECADI), a fim de localizar as vozes dos movimentos sociais organizados; e a obra Com a palavra o autor – Em nossa defesa: um elogio à importância e uma crítica às limitações do Programa Nacional do Livro Didático (2005), como expressão dos editores de livros didáticos. Para isso utilizou-se da Análise de conteúdo, fundamentada por Laurence Bardin, como metodologia de trabalho. Busca-se com esta análise perceber as tensões que perpassam o espaço escolar no momento em que seus agentes tratam do livro didático de História no período de 1994 a 2013.

Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Presidente - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA