Banca de DEFESA: ESTÉVANI PEREIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ESTÉVANI PEREIRA DE OLIVEIRA
DATA: 17/11/2011
HORA: 09:00
LOCAL: SALA MULTIMEIOS- NEPSA
TÍTULO:

“ARRANJOS PRODUTIVOS GLOBALIZADOS: O CASO DO APL DA FRUTICULTURA DE MELÃO DE BARAÚNA-MOSSORÓ/RN.”

 



PALAVRAS-CHAVES:

Arranjo Produtivo Local. Fruticultura. APL do Melão de Mossoró/Baraúna. Desenvolvimento Regional/Local. Rio Grande do Norte.

 


PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
SUBÁREA: Economia Regional e Urbana
ESPECIALIDADE: Economia Regional
RESUMO:

Este estudo busca discutir a temática sobre Arranjos Produtivos Globalizados, precisamente o arranjo produtivo de fruticultura de melão de Mossoró/Baraúna, no Rio Grande do Norte que, a despeito de ser de base agrícola e localizado no semi-árido potiguar, se inseriu no mercado internacional. O presente trabalho busca, a partir do referencial neo-schumpeteriano, fortemente condensado e assimilado no Brasil por meio do enfoque em Arranjos Produtivos Locais enunciado pela Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (REDESIST), compreender em que medida os esforços de inovação, bem como as interações entre os principais atores que compõem este APL em específico, respondem por sua inserção global. A metodologia inclui a aplicação de questionários junto aos produtores de melão do arranjo, bem como entrevistas com os principais responsáveis pelo apoio, promoção e financiamento. Como conclusão, verifica-se uma significativa interação entre os produtores e os atores do arranjo, fato este que contribuem para a inserção no mercado internacional acompanhada da implementação de inovações relevantes. Por fim, aponta-se para a necessidade políticas públicas direcionadas para a produção de melão, em razão de sua relevância para a pauta de exportações do Rio Grande do Norte.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LÚCIA MARIA GÓES MOUTINHO - UFRPE
Interno - 1149536 - MARIA LUSSIEU DA SILVA
Presidente - 1149543 - VALDENIA APOLINARIO
Notícia cadastrada em: 07/11/2011 16:58
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao