Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA MEDEIROS DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA MEDEIROS DE ARAUJO
DATA: 01/12/2015
HORA: 12:00
LOCAL: Sala B7 - Setor V
TÍTULO:

A Política de Valorização do Salário Mínimo: simulações computacionais para análise dos efeitos teóricos sobre o emprego e a distribuição de renda.


PALAVRAS-CHAVES:

Salário mínimo; Simulações computacionais; Emprego; Distribuição de renda


PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

Essa dissertação consistiu em avaliar os efeitos da Política de Valorização do Salário Mínimo sobre o emprego e a distribuição de renda no longo prazo. Com base nas teorias de Keynes e Kalecki foram discutidos os efeitos de um aumento do salário sobre o nível de emprego e sobre a distribuição de renda, e os prováveis canais a partir dos quais esses efeitos podem incidir sobre as variáveis em questão. Em Keynes foram vistos conceitos sobre a determinação do emprego e a instabilidade estrutural à qual estão sujeitos os seus determinantes, justificando o uso de políticas. A participação dos salários na renda é um dos canais apontados por Keynes cujo crescimento é capaz de elevar o nível de emprego. Assim, a determinação da parcela dos salários na renda foi abordada dentro da dinâmica da distribuição de renda de Kalecki, cuja abordagem discute ainda a determinação da demanda efetiva e as relações intersetoriais. Estabelecidas as bases teóricas, a metodologia da dissertação apoiou-se no uso de simulações computacionais, no modelo macroeconômico multissetorial MKS, de Cavalcanti Filho (2002). Para um conjunto de combinações de parâmetros de políticas econômicas, a análise das simulações gerou resultados, estatisticamente válidos, que correspondem aos efeitos apontados pelos fundamentos teóricos. Conclui-se que para as combinações de políticas simuladas a Política de Valorização do Salário Mínimo se mostrou eficaz para os objetivos a que se propõe a regra de reajuste.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1752338 - FABRICIO PITOMBO LEITE
Interno - 2374343 - ANDRE LUIS CABRAL DE LOURENCO
Externo à Instituição - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO - UFPB
Notícia cadastrada em: 18/11/2015 18:37
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa24-producao.info.ufrn.br.sigaa24-producao