Banca de QUALIFICAÇÃO: MADSON REIS DE OLIVEIRA TRINDADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MADSON REIS DE OLIVEIRA TRINDADE
DATA: 17/05/2013
HORA: 10:00
LOCAL: Sala Quixabeira
TÍTULO:

A DINÂMICA DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EGETAIS POR COMUNIDADES RURAIS NA PARAÍBA E RIO GRANDE DO NORTE, NORDESTE DO BRASIL”


PALAVRAS-CHAVES:

Etnobotânica, Caatinga, Plantas úteis, Plantas aparentes, Valor de uso.


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
RESUMO:

Esta pesquisa aplicou a Hipótese da Aparência Ecológica na Caatinga em dois estados brasileiros: Rio Grande do Norte e Paraíba, nos municípios de João Câmara e Remígio, simultaneamente. Esta hipótese sugere que as plantas mais utilizadas por uma comunidade são aquelas mais visíveis na floresta, sendo facilmente encontradas, logo amplamente coletadas. Duas comunidades rurais foram consultadas por meio de entrevistas semiestruturadas a cerca das plantas lenhosas e nativas da Caatinga, ali conhecidas e utilizadas. A importância relativa das espécies foi avaliada por meio do cálculo de três valores de uso, sendo eles: VUatual, considerando-se apenas os usos efetivos; VUpotencial, assumindo na análise os usos conhecidos, mas não praticados e; o VUgeral, calculado a partir de todas as citações de uso. As informações etnobotânicas foram associadas aos parâmetros fitossociológicos (área basal, dominância, frequência e densidade relativas) coletadas através do método do Ponto Quadrante em áreas florestais nas proximidades às comunidades. Foram amostradas apenas as espécies lenhosas com diâmetro a nível do solo  ≥ 3cm. Através das entrevistas os 50 informantes de João Câmara identificaram 53 etnoespécies úteis e por meio da fitossociologia registraram-se 30 espécies (sendo 22 úteis). Já os 42 participantes de Remígio informaram 48 etnoespécies utilizáveis e na fitossociologia encontrou-se 34 espécies (20 úteis). O padrão de utilização dos recursos florísticos concordou com a aparência ecológica unicamente no município de João Câmara, que respondeu melhor o padrão de utilização dos recursos madeireiros para a comunidade de Mato Grande, visto que foi encontrado correlações positivas entre VUgeral e dominância (rs= 0,49 p< 0,02); VUatual e dominância (rs= 0,43 p< 0,04). Na análise isolando as categorias de uso, apenas a categoria tecnologia apresentou correlação positiva entre VUpotencial e dominância (rs= 0,60 e p< 0,03). Não foram encontradas correlações na comunidade de Remígio. Hipotetiza-se que as relações positivas encontradas estejam associadas ao uso do lenho na categoria “tecnologia”, visto que em outros trabalhos na caatinga essa relação entre uso madeireiro e aparência nas florestas também foi observado. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1678398 - JOMAR GOMES JARDIM
Externo ao Programa - 1149364 - LUIZ ANTONIO CESTARO
Externo ao Programa - 1718747 - PRISCILA FABIANA MACEDO LOPES
Notícia cadastrada em: 15/05/2013 18:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao