Banca de DEFESA: ANDREW DOUGLAS MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREW DOUGLAS MOURA
DATA: 12/04/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Anfiteatro das Aves
TÍTULO:

PROTEÍNAS SAG1, SAG2, SAG3 DE Toxoplasma gondii   E SEUS RESPECTIVOS ADENOVIRUS COMO PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE  PROTÓTIPO VACINAL CONTRA A TOXOPLASMOSE.


PALAVRAS-CHAVES:

Toxoplasmose, vacinas, SAGs, adenovírus.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia
RESUMO:

A toxoplasmose é uma zoonose de distribuição mundial causada pelo protozoário Toxoplasma gondi podendo desencadear graves complicações em pacientes imunossuprimidos e gestantes; bem como apresentando grande impacto econômico para a  pecuária. Até o momento o controle da toxoplasmose é feito basicamente pela quimioterapia.  Contudo, a maioria das drogas utilizadas na rotina apresentam alguma limitação. No intuito do controle dessa parasitose, diversos grupos de pesquisas,  inclusive o nosso, vêm trabalhando para o desenvolvimento de uma vacina médico-veterinária com base em antígenos do parasito, vetores e protocolos para imunização. Nesse estudo foram implantadas e padronizadas metodologias para amplificação e clonagem de imunógenos em sistema recombinante visando o desenvolvimento de um protótipo vacinal, tendo como base os antígenos de superfície de T. gondii e adenovírus recombinante codificando esses antígenos. Os genes que codificam as proteínas BAG1, GRA2 e SAG1 foram amplificados. Foi estabelecida uma estratégia de clonagem dos genes SAG1, SAG2, SAG3 e TgAMA-1 em sistema recombinante. Os genes que codificam SAG1 e SAG2 foram clonados e suas sequências apresentaram grande similaridade com sequências depositadas no GenBank. A tradução virtual dessas proteínas apresentou polimorfismos no nível de aminoácidos, que poderão ser correlacionadas com níveis de antigenicidade. Paralelamente, foi realizada a expansão, purificação e caracterização dos adenovírus que codificam as SAGs (HAdSAGs). A imunização de camundongos C57BL/6, utilizando o sobrenadante viral, não foi suficiente para desencadear respostas imunológicas em altos níveis, sendo necessária a titulação dos HAdSAGs para futuras imunizações. Portanto, esse estudo  permitiu a clonagem de dois genes importantes para o desenvolvimento de um protótipo vacinal, além de implementações de metodologias que permitirão avanços para o desenvolvimento de uma vacina contra a toxoplasmose usando adenovírus que expressem proteínas do parasito.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1715230 - JOSELIO MARIA GALVAO DE ARAUJO
Externo à Instituição - SOLANGE MARIA GENNARI - USP
Presidente - 2213126 - VALTER FERREIRA DE ANDRADE NETO
Notícia cadastrada em: 02/04/2013 12:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao