Banca de DEFESA: DIEGO DE SOUSA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO DE SOUSA DANTAS
DATA: 01/03/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Anfiteatro das Anes
TÍTULO:

Estudo in Silico da Interação da Albumina de Soro Humano com o Ibuprofeno


PALAVRAS-CHAVES:

modelagem molecular; energia de interação; fragmentação molecular com capas conjugadas; albumina de soro humano; ibuprofeno.


PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biofísica
RESUMO:

Na atualidade, os métodos computacionais vêm sendo cada vez mais utilizados para auxiliar a biologia molecular na caracterização de sistemas biológicos, principalmente quando esses possuem relevância para a saúde humana. O ibuprofeno é um antiinflamatório não-esteroidal de larga utilização na clínica. Uma vez na corrente sanguínea, boa parte do ibuprofeno fica ligada a albumina de soro humano, a principal proteína do plasma sanguíneo, diminuindo a sua biodisponibilidade e necessitando de maiores doses para a produção do efeito. Este estudo teve por objetivo caracterizar, através da energia de interação, como ocorre a ligação do ibuprofeno a albumina e estabelecer quais os principais aminoácidos e interações moleculares envolvidas no processo. Para tal desenvolveu-se um estudo in silico, com utilização de cálculos de mecânica quântica, baseada na Teoria do Funcional da Densidade (DFT), com aproximações do Gradiente Generalizado (GGA) para descrição dos efeitos de correlação e troca.  A energia de interação de cada aminoácido, pertencente ao sítio de ligação, com o ligante foi calculada com base no método de fragmentação molecular com capas conjugadas (MFCC). Além da energia, foram calculadas as distâncias, tipos de interações moleculares e grupos atômicos envolvidos. Os modelos teóricos utilizados foram satisfatórios e demonstraram uma descrição mais precisa com a utilização da constante dielétrica (ε=40). Os achados corroboram com a literatura colocando o sítio Sudlow I (I-FA3) como o principal sítio de ligação e o sítio I-FA6 como sítio secundário. Contudo, difere quanto à identificação dos aminoácidos mais importantes, que por meio da energia de interação, em ordem decrescente de energia, são: Arg410, Lys414, Ser 489, Leu453 e Tyr411 para o Sítio I-FA3 e Leu481, Ser480, Lys351, Val482 e Arg209 para o sítio I-FA6. A quantificação da energia de interação e a descrição dos aminoácidos mais importantes abre caminhos para novos estudos que visem a manipulação da estrutura do ibuprofeno, no sentido de diminuir a interação desse com a albumina, e consequentemente aumentar a sua distribuição, bem como o estudo de outras etapas da farmacocinética do ibuprofeno.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1352009 - UMBERTO LAINO FULCO
Interno - 6345638 - EUDENILSON LINS DE ALBUQUERQUE
Interno - 1978630 - MAURIZIO SERVA
Externo à Instituição - VALDER NOGUEIRA FREIRE - UFC
Notícia cadastrada em: 22/02/2013 16:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao