Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO CÉSAR SENA DE OLIVEIRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO CÉSAR SENA DE OLIVEIRA PEREIRA
DATA: 23/08/2012
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Reuniões do CB
TÍTULO:

Ecologia trófica em uma taxocenose de anfíbios: estrutura, filogenia e especialização individual


PALAVRAS-CHAVES:

comunidades, Ecologia, anfíbios, filogenia


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

Historicamente, a competição interespecífica foi considerada, desde os naturalistas pré darwinianos, como a principal força ecológica responsável pela estruturação de comunidades. Essa interpretação perdeu forças no final dos anos 70 e ao longo dos anos 80 e deu espaço para outras visões, onde outros fatores como predação, parasitismo e a inércia filogenética mostraram-se muito importantes.

Estudos sobre variações do nicho trófico em uma espécie ainda são pouco comuns de uma forma geral e principalmente em anfíbios, logo espécies antes chamadas generalistas podem ser na verdade um grupo de indivíduos especialistas, ou ainda indivíduos que se especializam em uma determinada categoria de presa durante um período de escassez de recursos, reduzindo assim a competição intraespecífica.

O presente trabalho estudou a estruturação da comunidade de anfíbios de solo e a variação trófica ao longo das estações seca e chuvosa em uma população da espécie Leptodactylus macrosternum da área da Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba, Rio Grande do Norte. Para tanto, dezesseis espécies de anuros de serrapilheira foram estudadas quanto a sua dieta. Os dados obtidos foram usados para avaliar duas hipóteses centrais: 1a) se a comunidade está estruturada em nível trófico do nicho das espécies; e 1b) caso exista uma diferença significativa no uso dos recursos alimentares por diferentes espécies (ou seja, caso a comunidade esteja estruturada), se a estrutura observada é fruto de interações ecológicas atuais ou apenas da inércia filogenética das espécies em questão. E, por fim, 2) se existem variações ao longo de estações do ano no uso de recursos alimentares em uma das espécies da área (L. macrosternum).

A comunidade mostrou uma estruturação com relação ao uso dos recursos alimentares, e esta estruturação persistiu após se levar em consideração as relações filogenéticas entre as espécies. A dieta de Leptodactylus macrosternum variou conforme as estações, com um grau de especialização individual significativo para o período seco. Padrões de uma comunidade local são importantes para entender sua dinâmica, e esta pode ter participação em processos de maior escala. Logo, o estudo de comunidades é fundamental para se entender e eventualmente restaurar áreas degradadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1678338 - ADRIAN ANTONIO GARDA
Externo ao Programa - 1715227 - GABRIEL CORREA COSTA
Interno - 1439088 - MAURO PICHORIM
Notícia cadastrada em: 23/08/2012 13:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao