Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO MATTOS SILVA WANDERLEY

DISCENTE: BRUNO MATTOS SILVA WANDERLEY
DATA: 21/08/2012
LOCAL: Sala de Reuniões do CB

ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A ATIVIDADE MALARICIDA E TOXICOLÓGICA DAS ESPÉCIES VEGETAIS BOERHAVIA PANICULATA RICH E CLETHRA SCABRA PERS.

malária, resistência, atividade antimalárica, toxicidade aguda, extratos brutos, Clethra scabra Pers., Boerhavia paniculata Rich.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia

A malária é uma doença de distribuição global, reconhecida por governos de todo o mundo como grave problema de saúde pública, ocorrendo em mais de 109 países e territórios e pondo em risco mais de 3,3 bilhões de pessoas. Os custos econômicos da doença são também relevantes: apenas o continente africano, tem um ônus de cerca de US$12 bilhões anuais. Hodiernamente, além da cloroquina, o P. falciparum apresenta resistência aos diversos medicamentos usados na rotina, como amodiaquina, mefloquina, quinina e sulfadoxina-pirimetamina; a resistência de P. vivax, apesar de menos estudada, também é relatada. A natureza, de um modo geral, é a responsável pela produção da maioria das substâncias orgânicas conhecidas, sendo o reino vegetal responsável pela maior parcela da diversidade química conhecida e registrada na literatura. A maioria das plantas medicinais comercializadas no Brasil, contudo, é de origem exótica, o que torna a busca por plantas medicinais endêmicas, além de uma patente necessidade, um fascinante assunto de pesquisa acadêmica e de desenvolvimento. Este trabalho teve por objetivo: (i) verificar a atividade antimalárica dos extratos brutos de Clethra scabra Pers. e Boerhavia paniculata Rich. em camundongos albinos Swiss infectados por Plasmodium berghei NK65; (ii) observar possíveis efeitos combinados entre o curso da infecção por P. berghei NK65 e a administração dos extratos brutos de Clethra scabra Pers. e Boerhavia paniculata Rich.  em camundongos albinos Swiss; e (iii) realizar um estudo preliminar da toxicidade aguda dos extratos brutos destas plantas em camundongos albinos Swiss. Notam-se, em todos os extratos, atividades farmacológicas notórias – com inibições da parasitemia variando de 30 a 60% - características estas que sugerem atividades relevantes, apesar de comparativamente inferior à atividade apresentada pelo grupo controle positivo (sempre superior a 90%). No que tange aos tempos de sobrevida, os grupos submetidos aos extratos situaram-se, invariavelmente, aquém dos resultados desejados (i.e. tempos inferiores aos observados no grupo controle positivo). A triagem farmacológica comportamental não revelou qualquer sinal patológico que pudesse ser atribuído aos extratos, tanto em nível de SNC quanto de SNA, e o teste Kruskal-Wallis não evidenciou uma significância estatística para os consumos hídricos nas análises simultânea (P=0,089) e isolada de toxicidade (P=0,777). Embora se tenha notado, na avaliação simultânea, resultados significantes para a evolução ponderal e consumo alimentar (ambos com P=<0,001), o pós-teste de Dunn apontou que, para a evolução ponderal, o único extrato que se afastou concomitantemente dos grupos controles foi o extrato etanólico de B. paniculata Rich., em suas séries 3g-250 mg/Kg e 3c-250 mg/Kg. A significância estatística do consumo alimentar, por sua vez, foi atribuída, principalmente, às variações entre os grupos testados inter se e, isoladamente, entre estes e os grupos controles, não sendo evidenciadas, no pós-teste, discrepâncias simultâneas entre um grupo teste e os grupos controle positivo e negativo. A análise da toxicidade aguda dos extratos sugeriu uma possível atividade nociva do extrato hidroalcoólico de B. paniculata Rich.  Propomos uma continuação dos estudos destes extratos, com modificações protocolares capazes de abordar, de forma mais clara e objetiva, seus aspectos farmacológicos e toxicológicos.

Interno - 1752367 - PAULO MARCOS DA MATTA GUEDES
Presidente - 2213126 - VALTER FERREIRA DE ANDRADE NETO