Banca de DEFESA: DIEGO BRENO SOARES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO BRENO SOARES DE LIMA
DATA: 09/04/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Centro de Biociências
TÍTULO:

Prevalência da infecção pelo Papilomavírus humano, Chlamydia Trachomatis e Herpes Simples do tipo 2 em adolescentes atendidas em unidades de saúde pública de Natal.


PALAVRAS-CHAVES:

HPV, adolescentes, co-infecções, caracterização sócio-demográfica


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia
RESUMO:

O presente estudo avaliou o grau de conhecimento, atitude e prática do exame de Papanicolaou e do vírus do papiloma humano (HPV), além de analisar a prevalência da infecção genital por HPV, Herpes Simples tipo 2 (HSV-2) bem como da Chlamydia trachomatis em adolescentes. O estudo constou de duas abordagens, uma baseada apenas em entrevistadas realizadas com adolescentes recrutadas em escolas públicas ou em unidades de saúde pública da cidade do Natal. O outro tipo de abordagem envolveu apenas um grupo de 132 adolescentes arroladas entre aquelas atendidas em duas unidades de saúde de Natal-RN. Das participantes deste segundo grupo foram coletados dois espécimes de cada paciente: um destinado à preparação de lâmina para o exame citológico de Papanicolaou, e o outro processado para extração de DNA para análise molecular, visando à detecção de HPV, HSV-2 e da C. trachomatis. A presença do DNA dos três patógenos foi pesquisada por meio da técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR). Todas as amostras foram submetidas á análise por meio de PCR para avaliar a qualidade do DNA obtido, pela amplificação de um segmento do gene da b-globina. Na mesma reação foi pesquisada a presença de C. trachmatis. As amostras positivas para b-globina, foram submetidas à análise por PCR em reações separadas para a detecção do HPV e do HSV-2. A presença de cada um dos três patógenos foi analisada em função das características sócio-demográficas, bem com da atividade sexual e reprodutiva visando identificar fatores de risco para a infecção e o desenvolvimento de lesões da cérvice uterina. Os resultados mostram que as adolescentes participantes deste estudo apresentaram baixos graus de conhecimento, atitude e prática frente ao exame citológico e ao HPV. A prevalência global da infecção pelo HPV foi de 54,5%, sendo 48,2% nas mulheres com citologia normal e 86,4% naquelas com citologia alterada. A maior proporção de casos da infecção se concentrou na faixa etária dos 18 aos 21. A prevalência da infecção pelo HPV foi ligeiramente maior entre as adolescentes grávidas. A prevalência global da infecção pelo HSV-2 foi de 13,6%, sendo 11,8% nas mulheres com citologia normal e 22,7% naquelas com citologia alterada. A maior proporção de casos da infecção se concentrou na faixa etária dos 14 aos 17, sendo a prevalência ligeiramente maior entre as grávidas. A C. trachomatis apresentou prevalência global de 19,7%, sendo 21,8% nas adolescentes com citologia normal e 9,1% naquelas com citologia alterada. A taxa de prevalecia foi maior na faixa etária dos 18 aos 21 anos e nas não grávidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 348473 - JOSE VERISSIMO FERNANDES
Interno - 1715230 - JOSELIO MARIA GALVAO DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARIA GORETTI FREIRE DE CARVALHO - UnP
Notícia cadastrada em: 09/04/2012 00:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao