Banca de DEFESA: NORMA HELENA DUARTE MENDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: NORMA HELENA DUARTE MENDES

DATA: 31/03/2011

HORA: 14:30

LOCAL: Centro de Biociências

TÍTULO:

ESTUDO DA FREQUÊNCIA E PERFIL EPIDEMICO-SOROLÓGICO DA TOXOPLASMOSE OCULAR EM PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE OFTALMOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES NO MUNICÍPIO DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE.

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Toxoplasma gondii, toxoplasmose ocular, epidemiologia.


PÁGINAS: 60

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas

ÁREA: Parasitologia

RESUMO:

A toxoplasmose é uma das protozoonoses mais prevalentes em todo o mundo. Nos humanos, a transmissão ocorre por meio das três formas evolutivas do parasito: cistos teciduais, oocisto e taquizoítos (ORÉFICE; 2005). Os felídeos, silvestres ou domésticos, são os hospedeiros definitivos e neles o parasita realiza a multiplicação enteroepitelial que culmina com a produção e eliminação de oocistos pelas fezes que contaminam o meio ambiente (DUBEY, 1977). O T. gondii é o responsável pela maioria dos casos de uveítes infecciosas. A forma ocular da toxoplasmose pode ser de origem congênita com manifestações clínicas precoces ou tardias, ou ainda ser adquirida após o nascimento (DRESSEN; 1990). O objetivo desse estudo é avaliar toxoplasmose ocular, relacionando-a com fatores associados ao modo de vida dos pacientes e descrever um perfil epidêmico-sorológico dos indivíduos acometidos. Foi realizado um estudo seccional, com uma população de 159 pacientes, 102 abordados direta e indiretamente e 57 através da busca ativa de prontuário. Foi utilizada a análise univariada com cálculo de Odds Ratio, tendo como índice de confiança de 95% e o valor de p < 0,05. Nos 102 pacientes abordados diretamente obtivemos uma prevalência de anti- Toxoplasma gondii de 73% (reação MEIA), a maior parte dos pacientes apresentam titulação entre 40-99 UI UgG/mL. Quanto à lesão obtivemos uma tendência a bilateralidade (57%). Obtivemos uma similaridade com os pacientes abordados indiretamente, apresentando uma prevalência de anti- Toxoplasma gondii de 74% e uma tendência a bilateralidade de 55%. O inquérito epidemiológico revelou que o contato com cães e gatos, o consumo de carne crua ou mal cozida e o contato direto com o solo fazem os indivíduos apresentarem mais possibilidades de adquirir toxoplasmose ocular. Nenhum das características populacionais tais como: escolaridade, faixa etária, distrito sanitário, renda mensal tiveram significância segundo o teste qui-quadrado. Os resultados sugerem que a toxoplasmose está amplamente distribuída na região, com significativa incidência de lesões oculares provocadas pelo Toxoplasma gondii. É recomendável um maior controle por parte das autoridades sanitárias, visando diminuir o risco de infecção toxoplásmica, principalmente entre gestantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1218940 - ANTONIA CLAUDIA JACOME DA CAMARA
Externo à Instituição - OSCAR BRUNA ROMERO - UFMG
Presidente - 2213126 - VALTER FERREIRA DE ANDRADE NETO
Notícia cadastrada em: 21/03/2011 09:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao