Banca de DEFESA: POLYANNE SOUTO DE BRITO - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: POLYANNE SOUTO DE BRITO

DATA: 21/03/2011

HORA: 14:30

LOCAL: CENTRO DE BIOCIÊNCIAS

TÍTULO:

Taxonomia e filogenia das serpentes do Gênero Typhlops OPPEL, 1811 (Squamata: Typhlopidae) ocorrentes NA MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA.


PALAVRAS-CHAVES:

Typhlopidae  da  Mata  Atlântica,  Taxonomia  de  Typhlops,  Typhlops brongersmianus, Typhlops paucisquamus


PÁGINAS: 51

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas

ÁREA: Zoologia

RESUMO:

Dentre os táxons de serpentes distribuídos ao longo da Mata Atlântica, os Scolecophidia permanecem como um dos mais intrigantes quanto à taxonomia. Das três famílias de Scolecophidia, Typhlopidae é a mais diversa com 265 espécies confinadas nas partes mais quentes do mundo e com mais de 70% pertencendo ao gênero Typhlops. O maior problema taxonômico e filogenético das espécies de Typhlops parece estar entre aquelas ocorrentes na Mata Atlântica: T. brongersmianus e Typhlops paucisquamus, tendo em vista o baixo número de exemplares utilizados para a descrição desta última e a grande similaridade quanto à folidose entre essas espécies. Assim sendo, este estudo teve como objetivo geral revisar taxonomicamente as espécies de serpentes da família Typhlopidae ocorrentes na Mata Atlântica brasileira, tratadas pela literatura como Typhlops brongersmianus e Typhlops paucisquamus, utilizando caracteres merísticos e morfométricos, com o auxílio de estatística univariada, como ANOVA de um fator, e multivariada como análise canônica e análise discriminante. Foram analisados 106 espécimes de Typhlops de ambas as espécies, procedentes dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia. Com base nas análises dos dados merísticos e morfométricos, comparados aos descritos pela literatura, foram identificadas três espécies dentro dessa amostra: T. brongersmianus, T. paucisquamus e T. amoipira, ampliando significativamente a distribuição geográfica das duas últimas, além da designação de novos caracteres distintivos entre as espécies analisadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121066 - ELIZA MARIA XAVIER FREIRE
Externo ao Programa - 1545394 - FULVIO AURELIO DE MORAIS FREIRE
Externo à Instituição - MIGUEL TREFAUT URBANO RODRIGUES - USP
Notícia cadastrada em: 16/03/2011 08:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao