Banca de QUALIFICAÇÃO: KARIELY GONÇALVES DE MOURA

DISCENTE : KARIELY GONÇALVES DE MOURA
DATA : 30/07/2021
LOCAL: Remoto

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS COMPORTAMENTAIS DA RETIRADA DA SACAROSE EM CURTO E LONGO PRAZO EM RATAS

Retirada da sacarose, ansiedade, labirinto em cruz elevado , campo aberto, ratas

O açúcar é uma substância altamente saborosa e recompensante. Seu consumo costuma causar sensações, como a melhora do humor e diminuição da agitação. Fisiologicamente, a ingestão de alimentos altamente palatáveis aumenta dopamina no núcleo accumbens e a diminuição da sinalização de dopamina leva a redução da atividade nesta região, o que pode suceder em comportamentos relacionados a ansiedade. O presente estudo  testou a hipótese de que a retirada da sacarose após exposição prolongada favoreceria comportamentos relacionados à ansiedade em fêmeas adolescentes. Ratas adolescentes (30 dias), exceto grupo controle, foram submetidos ao tratamento com sacarose em uma concentração de 5% livre escolha durante 16 dias. Após 16 dias, substituiu-se sacarose por água de acordo com dois protocolos. Para o grupo Retirada em curto prazo, a sacarose foi substituída por água por 72 horas anteriores aos testes. Para o grupo Retirada em ongo prazo a sacarose foi substituída por água durante 21 dias. Após o período de retirada, os animais foram levados aos testes comportamentais do labirinto em cruz elevado e campo aberto. No labirinto em cruz elevado o grupo retirada longo prazo teve seu tempo de exploração reduzido em comparação ao grupo controle e sacarose contínua. O grupo retirada longo prazo entrou mais vezes nos braços fechados em comparação aos grupos controle e retirada curta. No campo aberto, não houve efeito do tratamento sobre os três parâmetros analisados durante os cinco primeiros minutos do teste: número de entradas no centro, tempo gasto no centro e distância percorrida no centro. Em conclusão, a retirada em longo prazo da sacarose produz comportamentos do tipo ansioso e aumenta a locomoção no labirinto em cruz elevado. Mais estudos devem ser realizados para entendimento das bases neurais envolvidas com a ansiedade na retirada da sacarose.

Presidente - 1720860 - VANESSA DE PAULA SOARES RACHETTI
Interno - 2412258 - EDILSON DANTAS DA SILVA JUNIOR
Externa ao Programa - 2121895 - ALIANDA MAIRA CORNELIO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 23/07/2021 12:13