Banca de DEFESA: ANA BEATRIZ GOMES MOURA

DISCENTE : ANA BEATRIZ GOMES MOURA
DATA : 29/12/2020
LOCAL: Modo Remoto

Estudo de Parasitoses, Fatores de Risco e Impactos sobre a Saúde e Desenvolvimento de Crianças

Blastocystis hominis. Giardia lamblia. Toxoplasma gondii. Desnutrição grave. Anemia.

As parasitoses associadas a fatores, tais como, desnutrição e anemia podem determinar importantes impactos sobre o crescimento e o desenvolvimento de crianças, com efeitos que podem repercutir sobre toda a vida da pessoa. O objetivo deste trabalho foi estudar a prevalência das infecções por parasitos transmitidos por água e alimentos, associando-as aos fatores de risco e ao impacto sobre a saúde e desenvolvimento de crianças. O estudo incluiu crianças com idade variando de 11 meses a 12 anos e seis meses. Foram coletadas amostras biológicas (sangue e fezes) de 96 crianças, de três escolas situadas na zona oeste de Natal; também foi feita avaliação nutricional pelos parâmetros peso para idade, altura para idade e altura para peso, de acordo com o padrão antropométrico do National Center for Health Statistic; e aplicado um questionário epidemiológico aos seus responsáveis. As amostras fecais foram analisadas através da técnica de sedimentação espontânea, técnica de Willis modificada e técnica de coloração de Ziehl-Neelsen modificado, para investigação de parasitos intestinais. As amostras de sangue foram utilizadas para a realização da técnica de hematócrito e obtenção do soro para realização do teste imunoenzimático (ELISA) visando a verificação de anticorpos anti-Toxoplasma gondii. Os dados foram analisados pelo teste qui quadrado, admitindo-se como nível de significância 0,05. Das 88 amostras de fezes analisadas, oito espécies de enteroparasitos foram identificadas, com uma prevalência geral de 52,2% (n=46). Os parasitos intestinais unicelulares mais frequentes foram Blastocystis hominis (28,4%), Giardia lamblia (13,6%) e Entamoeba histolytica/E. dispar (12,5%). Duas espécies de helmintos foram diagnosticadas: Ascaris lumbricoides e Enterobius vermicularis, ambas com frequência de 3,4%. O parasitismo intestinal apresentou associação inversa significativa com a renda familiar (p=0,000). Condição de baixo peso para idade e obesidade ocorreu em 14,3% e 16,3% dos casos, respectivamente. A sororreatividade para T. gondii, foi de 11,5% (n=11). O teste de avidez dos anticorpos anti-T. gondii indicou que todos os casos estavam em fase crônica da infecção. Das 96 amostras de sangue analisadas pela técnica do micro hematócrito, 44,8% (n=43) apresentaram anemia. As infecções por enteroprotozoários e T. gondii indicam que essas crianças vivem em ambientes insalubres. A anemia foi um achado relevante nesse estudo e deve ser determinada nessas crianças por fatores outros além do parasitismo.

Interno - 2213126 - VALTER FERREIRA DE ANDRADE NETO
Externa ao Programa - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA