Banca de DEFESA: IZABELA COSTA LAURENTINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZABELA COSTA LAURENTINO
DATA : 19/08/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência (solicitar link pelo e-mail ppgcb.ufrn@gmail.com)
TÍTULO:

Comportamento e análise bioacústica do repertório vocal da Lontra longicaudis (Olfers, 1818), Rio Grande do Norte, Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Lontra Neotropical; Latrinas; Bioacústica; Comportamento Social.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

A Lontra longicaudis (Olfers, 1818) é um mamífero carnívoro que possui ampla distribuição geográficas, ocorrendo do norte do México até a Argentina, e em quase todo o Brasil,podendo ser encontrada em ambientes de lagos, rios e estuários. Uma das maneiras de se estudar a espécie é através da observação indireta: carcaças, rastros, latrinas, muco anal e fezes. Esta pesquisa foi realizada no município de Nísia Floresta, no estado do Rio Grande do Norte, utilizando-se basicamente de câmeras traps, destacamos quatro pontos. (1) A atualização da ocorrência de L.longicaudis em 19 municípios inseridos em 08 bacias hidrográficas sendo 12 municípios situados no Litoral Oriental do Estado, e dentre estes 13 estão inseridos em área de Mata Atlântica e 9 em Áreas de Proteção Ambiental (APA Bonfim Guaraías e Piquiri-Una). (2) Através das latrinas comunitárias das L. longicaudis, conseguimos registrar a presença de nove espécies de vertebrados (mamíferos, répteis e aves) que utilizam o local oportunisticamente para se alimentar das fezes e/ou obter alimentos, como por exemplo os insetos. (3) Usando 83 filmagens de lontras por câmeras trap, afirmamos que a espécie no Rio Grande do Norte é bastante ativa no período noturno e/ou crepuscular, ademais montamos um etograma do comportamento das lontras em suas latrinas e concluímos que a espécie não utiliza as latrinas apenas como “banheiro”, mas também como centro de comunicação entre os indivíduos. (4) Usando as câmera traps, ligadas por 24 hrs, juntamente com o gravador Song Meter, descrevemos o primeiro repertório vocal da Lontra longicaudis (Olfers, 1818) em habitat natural. A análise espectral das vocalizações foi executada no software RAVEN Pro 1.5 (Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY) e Programa R, sendo que os sons capturados pelos equipamentos, resultaram em 7 tipos de sons, no qual sugerem que a Lontra possui um repertório vocal bem definido. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1379465 - GILBERTO CORSO
Externa ao Programa - 049.973.494-70 - LUANE MARIA STAMATTO FERREIRA - UFRN
Externa ao Programa - 1863735 - RENATA SANTORO DE SOUSA LIMA MOBLEY
Externa à Instituição - CAROLINE LEUCHTENBERGER
Notícia cadastrada em: 11/08/2020 10:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao