Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA BEATRIZ GOMES MOURA

DISCENTE : ANA BEATRIZ GOMES MOURA
DATA : 31/07/2020
LOCAL: Videoconferência (solicitar link pelo e-mail ppgcb.ufrn@gmail.com)

Estudo de Parasitoses, Fatores de Risco e Impactos sobre a Saúde e Desenvolvimento de Crianças

Blastocystis hominis, Giardia lamblia, Toxoplasma gondii, Desnutrição, Obesidade infantil.

A carência de serviços de saneamento básico, associado aos baixos níveis de educação das pessoas têm se constituído fatores determinantes para a ocorrência de infecções por parasitos transmitidos através de água e alimentos. As crianças se constituem um grupo que requer muita atenção, nesse contexto, por serem mais susceptíveis às infecções em virtude da imaturidade do sistema imune, de ainda não terem sido desenvolvidos os hábitos de higiene pessoal, bem como ainda não terem o devido entendimento sobre o modo de transmissão e as respectivas medidas de prevenção dessas infecções. Além disso, as parasitoses podem determinar impactos importantes no crescimento e desenvolvimento nessa fase da vida e até posteriormente. O objetivo deste trabalho foi estudar a prevalência das infecções por parasitos intestinais, transmitidos por água e alimentos, e por T. gondii, associando-as aos fatores de risco e ao impacto sobre a saúde e desenvolvimento de crianças. O estudo incluiu crianças com idade variando de 11 meses a 12 anos e seis meses, provenientes de duas escolas localizadas no bairro do Bom Pastor e uma no bairro das Quintas, na Região Administrativa Oeste de Natal. Foram coletadas amostras biológicas (sangue e fezes) de 96 crianças dessas escolas; também foi feita avaliação nutricional para os parâmetros peso x idade e altura x idade, de acordo com o padrão antropométrico NCHS; e aplicado um questionário epidemiológico aos seus responsáveis. Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos. As amostras fecais foram analisadas através da técnica de sedimentação espontânea, técnica de Willis modificada e técnica de coloração de Ziehl-Neelsen modificado, para investigação de parasitos intestinais. Já as amostras de sangue, foram utilizadas para a realização da técnica de hematócrito e obtenção do soro para realização do teste imunoenzimático (ELISA) visando a verificação de anticorpos anti-Toxoplasma gondii. Das 88  amostras de fezes analisadas, oito espécies de enteroparasitos foram identificadas, com uma prevalência geral de 52,2% (46/88). Os parasitos intestinais unicelulares mais frequentes foram Blastocystis hominis (28,4%), Giardia lamblia (13,6%), Entamoeba histolytica/E. dispar (12,5%). Duas espécies de helmintos foram diagnosticadas: Ascaris lumbricoides e Enterobius vermicularis, ambos com frequência de 3,4%. Desnutrição mostrou maior risco para infecções por enteroparasitos (9,7%), do que obesidade (2,7%). A sororreatividade para T. gondii, foi de 11,5% (11/96). O teste de avidez dos anticorpos anti-T. gondii indicou que todos os casos estavam em fase crônica da infecção. Os estudantes dessas escolas tinham recebido previamente tratamento profilático anti-helmíntico, por meio dos órgãos públicos de saúde. Mas, as crianças com resultado positivo para A. lumbricoides estavam ausentes no momento desse tratamento, em virtude de conflitos sociais ocorridos na sua comunidade. Com relação a E. vermicularis a reinfecção é muito provável mesmo após o tratamento, pois seu ciclo é intradomiciliar. O tratamento recebido pela comunidade tem o seu valor inquestionável; mas, a insalubridade ambiental se demonstra pelas infecções por enteroprotozoários e T. gondii, cuja infecção pode se dá pela ingestão de oocistos provenientes de fezes de gatos. Em ambos os casos as infecções se dão, especialmente, por via hídrica.

Presidente - 2213126 - VALTER FERREIRA DE ANDRADE NETO
Interna - 1715271 - RENATA ANTONACI GAMA