Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHN LENON DE SOUZA SANTOS

DISCENTE : JOHN LENON DE SOUZA SANTOS
DATA : 04/02/2020
LOCAL: sala da física na biofísica

ESTUDO DAS INTERAÇÕES ENERGÉTICAS ENTRE O RECEPTOR NOCICEPTINA/ORFANINA FQ E DOIS COMPOSTOS COM AÇÃO ANTIDEPRESSIVA

Depressão, NOP, DFT, MFCC, SB-612111, C-35, Antagonistas, análises energéticas.

A depressão é um distúrbio sério comum em todo mundo e sua recorrência está intimamente ligada a prejuízos na vida dos indivíduos que a portam. As suas principais características, tais como humor deprimido, anedonia, irritabilidade, dificuldades de concentração, fadiga, aumento ou diminuição do apetite, insônia ou hipersonia e prejuízos cognitivos e locomotores, justificam a sua gravidade. Portanto, há um grande desafio para o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento contra a depressão. Nas últimas duas décadas vários estudos têm mostrado que o receptor NOP pode ser um alvo terapêutico valioso no campo da terapia farmacológica. Algumas ferramentas farmacológicas endereçadas ao NOP têm sido desenvolvidas, tais como os antagonistas SB–612111 e o composto 35 (C–35). Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo avaliar, por meio de técnicas de simulação computacional, utilizando a Teoria do Funcional da Densidade (DFT) e do Método de Fracionamento Molecular com Capas Conjugadas (MFCC), as particularidades energéticas presentes na interação entre o receptor NOP e o ligante SB-612111, assim como entre ele e o ligante C-35, que são antagonistas. A partir da obtenção das estruturas cristalinas no PDB e da utilização das ferramentas inerentes ao campo da simulação computacional, foi possível analisar as contribuições energéticas presentes em cada complexo formado por esses ligantes e o receptor em questão. No total foram observados 102 (101) fragmentos de aminoácidos para SB (C-35), sendo que a maioria dos resíduos energeticamente mais relevantes fazem parte do bolsão hidrofóbico de ligação e os fragmentos com maior energia atrativa estão situados a uma distância de até 3 Å, em ambos os complexos: NOP–SB (ASP130 > GLN107 > TYR309 > TYR131); NOP–C-35 (ASP130 > GLN107 > ASP110 > ILE127 > TYR131 > GLN280 > TYR309). Os resultados aqui apresentados e discutidos possuem uma relevância substancial, dado que nas últimas décadas, principalmente nos últimos anos, tem se havido uma intensa investigação e investimento na busca do desenvolvimento de antidepressivos mais eficazes. Portanto, análises como aqui descritas podem auxiliar no avanço do cenário farmacológico direcionado aos antidepressivos, tendo como alvo o receptor NOP.

Externa ao Programa - 1645202 - ELAINE CRISTINA GAVIOLI
Interno - 2985070 - JONAS IVAN NOBRE OLIVEIRA
Presidente - 1352009 - UMBERTO LAINO FULCO
Notícia cadastrada em: 24/01/2020 07:36