Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDEMARA INGRID DA SILVA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALDEMARA INGRID DA SILVA BARBOSA
DATA : 05/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 2 do DBF
TÍTULO:

Bloqueio do receptor NOP modula comportamento relacionado a ansiedade em camundongos expostos a estresse inescapável


PALAVRAS-CHAVES:

depressão; ansiedade; estresse inescapável; comportamento desamparado; nociceptina/orfanina FQ; antagonista NOP


PÁGINAS: 50
RESUMO:
Justificativa: Depressão e ansiedade freqüentemente co-ocorrem e têm implicações clínicas importantes. Estudos anteriores mostraram que a ativação do receptor de nociceptina / orfanina FQ (NOP) provoca efeitos ansiolíticos, enquanto seu bloqueio promove ações antidepressivas consistentes. Os antagonistas de NOP são eficazes na reversão de comportamentos depressivos induzidos por eletrochoques nas patas, mas seus efeitos na ansiedade induzida por estresse ainda não estão claros.
 
Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos do antagonista do NOP SB-612111 no comportamento de ansiedade induzidos pelo estresse de eletrochoques nas patas.
 
Métodos: Camundongos swiss machos foram expostos ao estresse de eletrochoques inescapáveis  nas patas, e o fenótipo comportamental foi rastreado com base na capacidade de escapar do choque (por exemplo, desamparado ou resiliente). Os animais foram então tratados com diazepam (1 mg / kg) e SB-612111 (0,1-10 mg / kg), e seu comportamento foi avaliado no labirinto em cruz elevado (LCE) e no campo aberto.
 
Resultados: Quando comparados a camundongos não estressados, desamparados, mas não os resilientes, os animais apresentaram redução significativa no tempo gasto e nas entradas de braços abertos no LCE. O diazepam aumentou significativamente a exploração de braços abertos em camundongos desamparados, resilientes e não estressados. No entanto, o tratamento com o antagonista do NOP SB-612111 foi inativo em camundongos naive, enquanto inverteu os comportamentos relacionados a ansiedade em desamparados e aumentou os estados de ansiedade em animais resilientes. Não foram observados efeitos na locomoção.
 
Conclusão: Camundongos desamparados apresentaram aumento da ansiedade em comparação com animais não estressados e resilientes, portanto, podem ser utilizados como modelo animal para investigar a co-morbidade ansiedade / depressão. Além disso, o SB-612111 modulou comportamentos semelhantes à ansiedade em animais dependendo da suscetibilidade ao estresse individual. Por fim, os antagonistas de NOP podem ser úteis no tratamento da ansiedade em pacientes depressivos.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1720860 - VANESSA DE PAULA SOARES RACHETTI
Externa ao Programa - 1645202 - ELAINE CRISTINA GAVIOLI
Externa ao Programa - 2140860 - ROVENA CLARA GALVAO JANUARIO ENGELBERTH
Notícia cadastrada em: 22/01/2020 17:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao