Banca de DEFESA: BRUNO DE PAIVA RÊGO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO DE PAIVA RÊGO
DATA : 27/08/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich - DBQ
TÍTULO:

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA, MORFOLOGIA E FILOGENIA MOLECULAR DE COLEODACTYLUS NATALENSIS FREIRE, 1999 (SQUAMATA, SPHAERODACTYLIDAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Variabilidade genética; Sphaerodactylinae; Mata Atlântica; lagartos; modelagem de distribuição de espécies; genética de populações; sequenciamento de DNA; haplótipos.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Os processos evolutivos são multidimensionais e em áreas isoladas costumam ser mais evidentes, tornando espécies simpátricas suscetíveis a uma maior variação intrapopulacional. Nesse contexto, as cinco espécies de lagartos do gênero Coleodactylus ocorrem apenas nas áreas florestadas da América do Sul e, no Brasil, três destas no Nordeste, constituindo o grupo meridionalis. Neste clado, C. natalensis divergiu há 1,9 milhões de anos de C. meridionalis, mantendo alta sobreposição quanto aos caracteres merísticos. Este último habita remanescentes florestais em toda a Região Nordeste, inclusive áreas de Mata Atlântica onde C. natalensis é endêmico no estado do Rio Grande do Norte (RN). Diante da ocorrência restrita e ameaçada de C. natalensis, este trabalho teve como objetivos investigar potenciais áreas de ocorrência desta espécie; analisar e caracterizar os espécimes morfologica e geneticamente; investigar ocorrência em simpatria desta espécie com C. meridionalis e a retenção das respectivas identidades moleculares nessa possível condição. Para tanto, foram coletados espécimes deste gênero no Parque Estadual Dunas do Natal (PEDN), Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte (PCNM), Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ) e no Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP). Nas análises merísticas, também foram incluídos espécimes tombados na Coleção Herpetológica da UFRN. Para a construção dos dados de bioinformática como as redes de haplótipos e as reconstruções filogenéticas, foram sequenciadas regiões dos genes mitocondriais cytb e 16S e os nucleares RAG-1 e c-mos. A modelagem de distribuição de espécies demonstrou ocorrência restrita para C. natalensis, influenciada por uma pequena área de adequação ambiental. As análises merísticas dos 25 exemplares de Coleodactylus spp. coletados, resultaram na formação de dois grupos: um composto pelas populações de espécies da APAJ, PEDN, PCNM e PEMP, e outro apenas com espécimes do PEMP. As análises moleculares corroboraram o encontrado para a morfologia, com os mesmos agrupamentos respondidos principalmente pelas redes de haplótipos do cytb e 16S. Os genes RAG-1 e c-mos mostraram-se bastante conservativos em suas sequências, unindo indivíduos de localidades distantes em suas redes. Nas reconstruções filogenéticas, é possível identificar duas linhagens de C. natalensis para três áreas amostradas. Os exemplares do PEMP são os mais distintos nas sequências nucleotídicas e grupo-irmão das demais populações; PCNM forma um clado com APAJ e com apenas um indivíduo do PEMP. Enfim, a modelagem gerada confirma que C. natalensis é de ocorrência restrita aos remanescentes de Mata Atlântica do RN, e as análises morfológicas e moleculares sugerem a existência de duas linhagens compondo o referido táxon.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1453487 - KATIA CASTANHO SCORTECCI
Externa ao Programa - 1121066 - ELIZA MARIA XAVIER FREIRE
Externo ao Programa - 1199139 - WAGNER FRANCO MOLINA
Externa à Instituição - KATIA CRISTINA MACHADO PELLEGRINO - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 20/08/2019 15:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao