Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA AVELINO DE MACEDO

DISCENTE : CAMILA AVELINO DE MACEDO
DATA : 03/06/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do CB

Atividade antibacteriana e antibiofilme da Lippia grata em cepas de Pseudomonas aeruginosa.

Plantas medicinais; produtos com ação antimicrobiana; quorum sensing; timol; carvacrol.

Na busca por novas possibilidades de controle contra os biofilmes, estudos com métodos alternativos utilizando plantas têm crescido bastante nos últimos anos, tornando-se um campo de pesquisa relevante. Assim, os antimicrobianos de origem natural se apresentam como uma alternativa eficaz e econômica e sua atividade antimicrobiana já foi comprovada em vários estudos realizados em países que possuem uma flora diversificada, como o Brasil. Motivado pela busca de novas estratégias terapêuticas e considerando a crescente resistência bacteriana, este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antibacteriana e antibiofilme do extrato e óleo essencial da Lippia grata frente a isolados clínicos de Pseudomonas aeruginosa. Para isso foram utilizados 44 isolados de P. aeruginosa provenientes de diversos tipos de amostras clínicas. O oleo essencial foi extraído por processo de hidrodestilação e caracterizado através de cromatografia gasosa associada a espectofotometria de massa.O perfil de sensibilidade aos antimicrobianos foi avaliado através da técnica de Kirby-Bauer e os pontos de corte foram estabelecidos de acordo com as diretrizes do Clinical & Laboratory Standards Institute (CLSI). A atividade antibacteriana do extrato e óleo essencial foi avaliada pela técnica da microdiluição em caldo, na qual as CIMs foram determinadas utilizando Cloreto de 2,3,5-trifeniltetrazólio (CTT) como revelador de metabolismo bacteriano e as CBMs por meio da análise do crescimento do conteúdo dos pocos em ágar Mueller-Hinton. A determinação da formação do biofilme foi realizada utilizando o cristal violeta e com base na densidade óptica produzida pelos biofilmes, as estirpes foram classificadas em não produtoras, fracas produtoras, moderadas produtoras e fortes produtoras. A atividade antibiofilme do extrato vegetal da Lippia grata foi avaliada nos 25 isolados de Pseudomonas aeruginosa que apresentaram forte ou moderada produção de Biofilme. A maior parte dos isolados bacterianos foram provenientes de amostras de secreção traqueal (25%), seguido de amostras de urina (20,4%), sangue (15,9%), ponta de cateter (9,0%) e outros espécimes com menores frequências. Na caracterização química do óleo essencial de L. grata foram identificados quatro componentes principais: carvacrol (51,4%) como constituinte majoritário, timol (15,6%), ρ-cimeno (12,2%) e γ-terpineno (7,4%). Entre os antimicrobianos testados, o aztreonam foi o que apresentou maior percentual de resistência (47,85), seguido por imipenem e levofloxacino, ambos com 41,0%, meropenem (36,4%), PIT (35,0%), ceftazidima (34,1%), ciprofloxacino (31,9%) cefepime (29,6%) e gentamicina (20,5%). O extrato vegetal da L. grata apresentou atividade antimicrobiana em 100% dos isolados testados na concentração de 50 mg/mL (CIM90 e CBM50). A concentração de 25 mg/mL (CIM50) apresentou atividade inibitória em 56,8% dos isolados e atividade bactericida em 43,1% dos isolados.  O óleo essencial da L. grata apresentou atividade antimicrobiana em 100% dos isolados testados nas concentrações entre 50 mg/mL a 6,25 mg/mL (CIM90). As concentrações de 3,12 mg/mL (CIM50) e 1,56 mg/mL apresentaram atividade inibitória em 70,4% e 27,2% dos isolados, respectivamente.  Nenhuma das concentrações testadas para o óleo essencial apresentou atividade bactericida sobre os isolados testados. Com relação a produção de biofilme, dos 44 isolados de P. aeruginosa, 18 (40,9%) foram classificados como fracos produtores de biofilme, 18 (40,9%) como moderados produtores, 7 (15,9%) como fortes produtores e apenas 1 (2,2%) não produziu biofilme. Os 25 isolados com moderada ou forte produção de biofilme tratados com o extrato vegetal da L. grata apresentaram redução no biofilme em formação e consolidado, sendo observado uma dimuição da densidade óptica. Conclui-se com esses resultados que a L. grata apresentou atividade antimicrobiana e antibiofilme, configurando-se como uma alternativa promissora para combater micro-organismos patogênicos, particularmente Pseudomonas aeruginosa.

Presidente - 2121234 - VANIA SOUSA ANDRADE
Interno - 348473 - JOSE VERISSIMO FERNANDES