Banca de DEFESA: DAYANA CARLA DE OLIVEIRA

LOCAL: Sala de Reuniões do Centro de Biociências

PERFIL DAS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE REGISTRADAS EM

PACIENTES DA UTI DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES - NATAL/RN

Infecção hospitalar; CCIH; IRAS; Prevenção; UTI.

INTRODUÇÃO: O uso de dispositivos invasivos em certos procedimentos médicos é uma das causas mais importantes de infecções adquiridas no ambiente hospitalar, as quais representam um grande risco à saúde dos pacientes. Neste estudo foi avaliada a ocorrência de infecções transmitidas por esses instrumentos em pacientes atendidos no Hospital Universitário Onofre Lopes. OBJETIVO: Analisar todos os casos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde decorrentes do uso de dispositivos invasivos (cateter venoso central ou de hemodiálise, cateter vesical de demora ou de alívio e ventilador mecânico) identificados em UTI adulto, entre o período de Janeiro de 2016 a Dezembro de 2017. METODOLOGIA:Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e de natureza epidemiológica. Os dados foram coletados em planilhas do Microsoft® Office® Excel a partir de banco de dados do HUOL e as variáveis: gênero, idade, tempo de permanência hospitalar, tipos de procedimentos invasivos realizados, causa da internação, sítio principal da infecção, microrganismos isolados, desfecho clínico do paciente, perfil de antimicrobianos utilizados e de resistência foram analisadas por meio de testes estatísticos (teste Qui-quadrado, teste de Spearman e teste de Friedman). RESULTADOS: Através das notificações da CCIH, constatou-se que foram identificados 130 casos de infecções, sendo 44,6% em 2016 e 55,4% em 2017. Pacientes do gênero masculino e feminino foram igualmente acometidos e a média da idade encontrada foi igual a 58,8 anos. Observou-se uma densidade crescente na ocorrência de infecções em faixas etárias maiores nos casos envolvendo pacientes com idade ≤ 45 e < 75 anos. Os dispositivos mais usados foram sonda vesical de demora, cateter venoso central e ventilador mecânico, em ordem e o tipo de infecção mais observado foram as pneumonias associadas à ventilação mecânica. Os microrganismos isolados pertencem, em sua maioria, ao grupo das bactérias Gram-negativas, apresentando maior prevalência as seguintes espécies bacterianas: Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae e Acinetobacter baumannii. O antimicrobiano mais prescrito foi o carbapenêmico meropenem. Não foram encontradas associações estatisticamente significativas entre o tempo de utilização do dispositivo e a densidade de incidência de cada tipo de infecção, nem entre as variáveis “idade, tempo de internação, número de dispositivos” versus óbito. CONCLUSÃO: Foi constatada uma prevalência expressiva de infecções transmitidas pordispositivos invasivos, causadas principalmente por bactérias Gram-negativas, atingindo principalmente pacientes com mais idade, sendo a pneumonia associada à ventilação mecânica a manifestação clínica mais frequente.

Presidente - 2121234 - VANIA SOUSA ANDRADE
Interna - 1720860 - VANESSA DE PAULA SOARES RACHETTI