Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE BARROS CÂMARA

DISCENTE : ALICE BARROS CÂMARA
DATA : 18/06/2018
LOCAL: Anfiteatro das Aves

ESTUDO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE A DEFICIÊNCIA DA VITAMINA D, DOENÇAS RELACIONADAS E O ESTRESSE

OXIDATIVO CELULAR

Vitamina D, Estresse oxidativo, Peroxidação lipídica, Oxidação protéica, Incidência solar.

A 1α, 25-di-hidroxivitamina D atua através de um receptor nuclear para exercer suas diversas funções no metabolismo celular. Além de participar diretamente na homeostase do cálcio, a Vitamina D possui outras funções, tais como a regulação do sistema imune, do sistema nervoso, da pressão sanguínea, da secreção de insulina, entre outras. A deficiência da vitamina D pode estar associada a inúmeras doenças e à uma elevação nos danos oxidativos celulares. O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre a deficiência de vitamina D, a peroxidação lipídica e a oxidação proteica, assim como correlacionar concentrações de vitamina D e o estresse oxidativo com a exposição solar, alimentação, idade e condições/doenças relacionadas à deficiência da vitamina D. Para isso, os pacientes do Hospital do Coração (Natal/RN/Brasil) foram convidados a participar do estudo. As concentrações de vitamina D foram consultadas a partir do banco de dados do Hospital do Coração. Foram realizadas as avaliações da peroxidação lipídica e da oxidação proteica. Além disso, foi verificada a relação entre incidência solar e taxa de óbitos por doenças relacionadas a deficiência da vitamina D. Os dados referentes à taxa de óbitos foram extraídos do repositório ‘World Life Expectancy’ e os dados referentes às incidências solares foram obtidos a partir do projeto ‘Surface Meteorology and Solar Energy - versão 6.0’ da NASA. Observou-se que os pacientes com deficiência de vitamina D apresentaram significativamente maiores concentrações de Malondialdeídeo e proteínas carboniladas quando comparado aos pacientes suficientes de vitamina D, independentemente da idade. Adicionalmente, a exposição solar e uma dieta rica em vitamina D estiveram associadas com menores níveis de peroxidação lipídica e oxidação proteica. Por fim, pacientes insuficientes/deficientes de vitamina D apresentaram significativamente mais hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, neoplasias, doenças hepatobiliares e doenças do sistema urinário. Dados relacionados à incidência solar mostraram que os países com elevada incidência solar anual apresentam uma menor taxa de morte por esclerose múltipla e por câncer.

Presidente - 1346635 - JANEUSA TRINDADE DE SOUTO
Interno - 2492944 - CAROLINE ADDISON CARVALHO XAVIER DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1645202 - ELAINE CRISTINA GAVIOLI
Notícia cadastrada em: 18/06/2018 15:08