Banca de QUALIFICAÇÃO: RAÍZA NARA CUNHA MOIZÉIS

DISCENTE : RAÍZA NARA CUNHA MOIZÉIS
DATA : 09/02/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGCB/PPGBP

AVALIAÇÃO DO PERFIL DA RESPOSTA IMUNE INATA EM PACIENTES INFECTADOS POR CHIKUNGUNYA EM NATAL/RN

Chikungunya, arbovírus, imunidade inata, receptores, citocinas, infecção aguda.

A febre Chikungunya (CHIKF) é um arbovirose transmitida por mosquitos do gênero Aedes, principalmente Ae. aegypti e Ae. albopictus, tendo como agente etiológico um Alphavirus com genoma RNA de fita simples e polaridade positiva, o vírus Chikungunya (CHIKV)causa uma doença emergente que se manteve silenciosa por quase meio século, ressurgindo em meados dos anos 2000 ganhando importância no cenário das doenças infecciosas, com grande número de casos anuais em diferentes regiões do mundo. Os conhecimentos sobre o papel da resposta imune tanto no controle quanto na patogênese da doença, ainda não estão bem estabelecidos e os dados disponíveis são escassos. Neste estudo, avaliamos o perfil da resposta imune inata apresentado por pacientes com infecção aguda pelo CHIKV, por meio da quantificação da expressão de receptores tipo Tolle suas moléculas adaptadoras, receptor MDA5 e das citocinas IFN tipo I, IL-6, IL-12, IFNγ e TNFα, em PBMC, por meio de qRT-PCR. Foram analisadas amostras de sangue de 28 pacientes com diagnóstico prévio de CHIKF na fase aguda e nove amostras de sangue de indivíduos saudáveis, utilizados como grupo controle. De todos os receptores da resposta imune inata e moléculas adaptadoras analisados,apenas TRL3 e TRIF tiveram expressão significativa. Níveis de expressão relevantes, mas não significativos foram observados para TRL7, TRL9 e MDA5, nos pacientes infectados, quando comparados ao grupo controle negativo (CN). Com relação as citocinas, apenas IFNα apresentou expressão significativa. Níveis de expressões relevantes, mas não significativos foram observados para IL-6, IL-12 e IFNγ e baixos níveis de expressões de IFNβ e TNFα, em relação ao CN. Observou-se correlações significativas entre TLR3 com TRIF. Outras correlações também positivas foram observadas entre TLR3, TLR7, TLR9 e MDA5 com IFN-α; E para MDA5 com IFN-β, IFNγ, IL-6 e IL-12; assim como entre TLR3 e TLR9 com IL-12, além de correlações entre IL-12 com as quimiocinas IFNγ e TNFα. Os resultados sugerem que nos pacientes com infecção aguda pelo CHIKV, analisados neste estudo, as vias de sinalização MDA5/IPS-1 e TLR3/TRIF da resposta imune inata foram mais importantes, e em menor grau, a sinalização dependente de MyD88 na infecção aguda pelo CHIKV.

Presidente - 348473 - JOSE VERISSIMO FERNANDES
Externo ao Programa - 1715230 - JOSELIO MARIA GALVAO DE ARAUJO