Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA BEATRIZ MEDEIROS LINS DE ALBUQUERQUE TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA BEATRIZ MEDEIROS LINS DE ALBUQUERQUE TAVARES
DATA : 13/10/2017
HORA: 09:00
LOCAL: sala da biofísica
TÍTULO:

Inibição do Câncer de Mama Utilizando Imunoterapia Através de uma Modelagem Computacional Quântica


PALAVRAS-CHAVES:

Câncer de mama; Imunoterapia; Modelagem computacional; células T; Bioquímica quântica


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Quando ativado, o nosso sistema imunológico é capaz de reconhecer e destruir células tumorais pela ativação dos chamados pontos de verificação imunológicos, essenciais para evitar eventos autoimunes, criando barreiras para a ativação de células T e rejeição de tumores. Uma das principais vias de inibição é feita pela proteína PD-1, cuja ativação é explorada por vários tipos de tumores cancerígenos, sendo considerado hoje em dia uma abordagem terapêutica nova e importante para o tratamento do câncer em geral incluindo o câncer de mama.

Vários anticorpos inibidores dos pontos de verificação imunológicos já foram aprovados pela US-FDA (United States - Food and Drug Administration) para interromper a interação do receptor PD-1 com os seus ligantes PD-L1 e PDL2, atenuando os sinais inibitórios e aumentando a resposta antitumoral.
Entre eles, a droga pembrolizumab, um anticorpo inibidor do ponto de controle imune, está sendo amplamente utilizada para bloquear eficientemente um mecanismo protetor do tumor, estimulando as células T para atacar e destruir as células cancerígenas.

Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho é descrever as energias de interação entre a proteína PD-1, o receptor de morte celular programado, e seu inibidor, o fármaco pembrolizumab, usando métodos de bioquímica quântica, considerando-se a estrutura cristalina da proteína PD-1 em
complexo com seu inibidor. A energia de interação entre cada molécula de PD-1 e o fármaco foi calculada in silico através de abordagens quânticas, levando-se em conta resíduos de aminoácidos atrativos e repulsivos significativos. Foi observado poucas interações repulsivas, com forte predominância da contribuição atrativa, apontando para uma forte inibição do receptor PD-1. Além disso, foram analisados vários aspectos bioquímicos, especialmente àqueles relacionados aos pontos de verificação imune.

Nossos resultados mostram que o método computacional usado neste trabalho é um primeiro passo, de baixo custo, para desvendar os resíduos de aminoácidos do fármaco que desempenham o papel mais importante na afinidade de ligação do complexo pembrolizumab / PD-1. Além disso, pode ser considerado uma etapa qualitativa para que a imunoterapia se torne uma das ferramentas padrão, levando ao desenvolvimento de novas e eficientes drogas farmacêuticas contra o câncer.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6345638 - EUDENILSON LINS DE ALBUQUERQUE
Interno - 1379465 - GILBERTO CORSO
Interno - 1352009 - UMBERTO LAINO FULCO
Notícia cadastrada em: 15/09/2017 11:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao