Banca de DEFESA: MARCEL MIRANDA DE MEDEIROS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCEL MIRANDA DE MEDEIROS SILVA
DATA : 31/08/2017
HORA: 18:00
LOCAL: Sala de Reuniões do CB
TÍTULO:

Flebotomíneos (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) de uma Zona de Proteção Ambiental e seu entorno: resposta comportamental a diferentes fontes luminosas.


PALAVRAS-CHAVES:

espectro luminoso; flebotomíneos; vigilância entomológica; LED; zona de proteção ambiental.


PÁGINAS: 123
RESUMO:

O desflorestamento tem impactado diretamente sobre a bionomia e biologia dos vetores de leishmaniose. A vigilância entomológica (VE), como medida preconizada pela OMS para controle da transmissão de Leishmania, requer a captura de flebotomíneos em áreas diferentes. Para esta finalidade, as armadilhas luminosas do tipo Center for Disease Control (CDC) são as mais utilizadas. Adaptações vem sendo desenvolvidas visando maior atratividade dos flebotomíneos e, consequentemente, maior número de insetos capturados nas armadilhas. A percepção de diferentes comprimentos de onda do espectro visível pelo flebotomíneos ainda não está completamente elucidada. O estudo pautou-se na investigação da fauna de flebotomíneos de uma zona de proteção ambiental na zona norte de Natal-RN e seu entorno, observando também a atratividade de cada espécie em relação ao espectro visível emitido por três lâmpadas diferentes: LED azul, LED vermelho e controle incandescente. As capturas dos flebotomíneos ocorreram em 12 meses, em seis pontos distribuídos igualmente em duas áreas distintas e diariamente as armadilhas eram trocadas de posição. A identificação dos flebotomíneos capturados revelou sete espécies divididos em cinco gêneros. O teste H’ de Kruskal-Wallis rejeitou a hipótese nula, revelando uma influência significante entre o espectro luminoso emitido pela lâmpada da armadilha e a abundância de insetos capturados. O teste do modelo linear generalizado demonstrou uma influência significante entre os conjuntos área-sexo e cor-área com o número de flebotomíneos coletados. As armadilhas que utilizam LED azul apresentaram uma maior eficácia na captura dos flebotomíneos, apresentando valores quase duas vezes maior que a lâmpada incandescente. O LED vermelho, apesar de ter apresentado uma baixa densidade de flebotomíneos, apresentou o maior índice de diversidade de capturas, desta forma, seu papel na vigilância entomológica não deve ser desprezado. As lâmpadas com tecnologia LED substituem, sem nenhuma perda na sensibilidade do método, o uso de lâmpadas incandescentes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1161844 - HERBET TADEU DE ALMEIDA ANDRADE
Presidente - 350500 - MARIA DE FATIMA FREIRE DE MELO XIMENES
Externo à Instituição - PATRICIA BATISTA BARRA MEDEIROS BARBOSA - UERN
Notícia cadastrada em: 30/08/2017 13:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao