Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA COSTA MOURA DO VALE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA COSTA MOURA DO VALE
DATA : 12/05/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Museu de Ciências Morfológicas-CB
TÍTULO:

Redução da susceptibilidade à clorexidina e distribuição dos genes qacA/B entre amostras clínicas de Estafilococos coagulase-negativa.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Estafilococos coagulase-negativa, Clorexidina, Infecções relacionadas à assistência à saúde, genes qacA/B.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são atualmente um dos principais problemas de saúde pública. Os Estafilococos coagulase-negativa (ECN) estão entre as espécies mais prevalentes neste tipo de infecção, devido à sua capacidade de colonizar dispositivos médicos invasivos. A clorexidina é extensivamente utilizado no ambiente hospitalar como forma de prevenção e controle de IRAS. No entanto, tem sido relatado na literatura a existência de cepas com susceptibilidade reduzida ocasionada possivelmente pela presença dos genes qacA/B. O objetivo do estudo foi investigar a susceptibilidade à clorexidina e sua relação com a presença dos genes qacA/B em 211 amostras clínicas de ECN provenientes de diferentes hospitais da cidade do Natal-RN durante o período de 2010 a 2015. As amostras foram identificadas por testes bioquímicos convencionais; a susceptibilidade à antimicrobianos foi realizada através da metodologia disco-difusão; a susceptibilidade à clorexidina foi avaliada por determinação da concentração inibitória mínima (CIM) pela técnica de diluição em ágar; o método de PCR foi utilizado para pesquisar os genes qacA/B em 32 amostras resistentes e 32 amostras susceptíveis à clorexidina e o gene mecA.  No total de 211 amostras de ECN, 69% foram isolados a partir hemoculturas. As espécies mais frequentes foram S. epidermidis, S. hominis hominis, S. auricularis e S. haemolyticus, respectivamente. As cepas apresentaram um perfil de resistência a multidrogas de 87%, incluindo resistência à oxacilina; 31% demonstraram susceptibilidade reduzida à clorexidina. Os genes qacA/B foram detectados tanto em amostras resistentes à clorexidina (32/32) quanto em amostras susceptíveis (17/32). Grande parte das cepas com susceptibilidade reduzida à clorexidina exibiram também multirresistência aos antibióticos testados (94%). A identificação de cepas com susceptibilidade reduzida à clorexidina nesse estudo representa uma ameaça as práticas de controle de IRAS. Apesar de todas as cepas resistentes à clorexidina possuírem os genes qacA/B, sua presença não foi um fator determinante para a expressão da resistência, necessitando de estudos adicionais. A diminuição da susceptibilidade à antissépticos pode permitir que bactérias persistam no ambiente hospitalar contribuindo, dessa forma, para a sobrevivência de cepas multirresistentes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1452833 - MARIA CELESTE NUNES DE MELO
Interno - 2492944 - CAROLINE ADDISON CARVALHO XAVIER DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 3527859 - ERMETON DUARTE DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 09/05/2017 11:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao