Banca de DEFESA: CAROLINA CAMPELO SOEIRO

DISCENTE : CAROLINA CAMPELO SOEIRO
DATA : 24/03/2017
LOCAL: Anfiteatro das aves-CB

Efeito da administração aguda de agomelatina sobre o comportamento de ratos Wistar machos e fêmeas no labirinto T elevado

ansiedade, Pânico, Agomelatina, Labirinto em T elevado, Campo aberto.

A agomelatina N-[2-(7-metoxi-1-naftil)-etil] acetamida (Valdoxan®, Servier),[LF1]  é um fármaco utilizado na prática clínica como antidepressivo agindo por vias distintas dos fármacos convencionais.  Seu mecanismo de atuação envolve ação agonista nos receptores de melatonina MT1 e MT2 e ação antagonista no receptor serotonérgico 5-HT2C. Esta dupla atividade favorece a regulação no ciclo sono-vigília, desbalanceado em pacientes deprimidos. Pesquisas recentes sugerem a ação da agomelatina como ansiolítico em modelos pré-clínicos e clínicos, tanto em pacientes com transtorno de ansiedade generalizada como transtorno do pânico. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da administração aguda da agomelatina em ratos Wistarmachos e fêmeas testados no labirinto T elevado. A locomoção dos animais  foi avaliada no teste do campo aberto. A agomelatina foi dissolvida em solução salina (NaCl 0,9%) e administrada através de gavagem na dose de 75 mg/Kg/mL nos machos e 25, 50, 75 mg/Kg/mL para o grupo de fêmeas, na fase do proestro e estro do ciclo estral. Os resultados demonstraram que nenhuma das doses testadas nas fêmeas alterou o comportamento das mesmas e que a dose de 75 mg/Kg, quando administrada nos machos, favoreceu um discreto efeito panicogênico.

Externo ao Programa - 1645202 - ELAINE CRISTINA GAVIOLI
Externo à Instituição - MARIANA FERREIRA PEREIRA DE ARAUJO - IINN