Banca de QUALIFICAÇÃO: NICOLAS LUCIANO RUIZ

DISCENTE: NICOLAS LUCIANO RUIZ
DATA: 22/09/2014
LOCAL: Auditório - Morfologia

BIOLOGIA REPRODUTIVA, DEMOGRAFIA E MORFOMETRIA DO SABIÁ-BARRANCO Turdus leucomelas (AVES: TURDIDAE) NO EXTREMO NORTE DA MATA ATLÂNTICA

Turdus leucomelas; biologia reprodutiva; demografia; morfometria

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Fornecer informações sobre aspectos de história de vida das espécies neotropicais é de fundamental importância devido à grande lacuna de conhecimentos que existe para essa região, e é através do estudo desses aspectos que verdadeiramente se conhece um organismo e se inspiram respostas às mais diversas teorias das ciências biológicas. Dessa forma, o presente estudo, realizado no extremo norte da Mata Atlântica, divide-se em três capítulos complementares com foco na espécie Turdus leucomelas (Vieillot 1818), cuja família é amplamente conhecida por serem excelente modelos para estudos ecológicos devido a sua ocorrência e distribuição. O primeiro capítulo, já concluído, aborda a biologia reprodutiva, onde estimamos o sucesso reprodutivo através do protocolo de Mayfield em 7,2 % para 2013 e 4,5 % para 2014, evidenciando uma elevada taxa de predação; analisamos sucesso e predação, nas fases de incubação e ninhego, em função de variáveis ambientais coletadas; descrevemos padrão dos ovos e ninhos, triando os materiais que os compõem; e acompanhamos o desenvolvimento dos filhotes, desde a eclosão até a saída do ninho. O segundo capítulo, com resultados preliminares, traz informações sobre a sua dinâmica populacional acompanhada por quatro anos e analisada através dos modelos CJS, Barker e Desenho Robusto com o uso do programa MARK; estimamos sobrevivência e tamanho populacional em função de co-variáveis externas (tempo, ciclo reprodutivo, chuva e presença de congênere migratório) e o efeito dos indivíduos transitórios. Por último, no terceiro capítulo, também com resultados preliminares, abordamos a morfometria da espécie, testando se existe dimorfismo sexual não alertado pela literatura através da sexagem molecular baseada no gene CHD-1. Discutimos os resultados dos três capítulos em função de gradientes latitudinais testando hipóteses de historias de vida.

Interno - 1879211 - BRUNO CAVALCANTE BELLINI
Externo ao Programa - 1545394 - FULVIO AURELIO DE MORAIS FREIRE
Presidente - 1439088 - MAURO PICHORIM
Notícia cadastrada em: 22/09/2014 07:28