Banca de QUALIFICAÇÃO: RALINY OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: RALINY OLIVEIRA SANTOS
DATA: 09/06/2014
LOCAL: Sala de Reuniões do CB

Avaliação dos efeitos da retirada do etanol em curto e longo prazo sobre respostas comportamentais relacionadas à ansiedade e sobre os níveis de serotonina no núcleo dorsal da rafe em ratas.

Etanol, abstinência, ansiedade, labirinto em cruz elevado, imunoistoquímica, serotonina, núcleo dorsal da rafe.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia

Indivíduos dependentes de etanol ao reduzirem ou cessarem seu consumo apresentam um conjunto de sinais e sintomas, dentre eles, alguns relacionados à ansiedade. Ensaios pré-clínicos vêm utilizando modelos de consumo de etanol seguido de retirada em ratos submetidos a distintos testes de ansiedade, dentre eles, o labirinto em cruz elevado para um melhor entendimento das bases neurais envolvidas com a ansiedade na abstinência. O presente estudo teve por objetivo investigar se a retirada do etanol em curto e longo prazo promoveria alterações comportamentais sugestivas de ansiedade no teste do labirinto em cruz elevado e, ainda, se influenciaria a expressão de células serotonérgicas no núcleo dorsal da rafe, fonte de inervação serotonérgica ascendente relacionada à ansiedade. Ratas Wistar com aproximadamente 90 dias de vida foram submetidas a concentrações crescentes de etanol como única fonte de dieta líquida (2% durante os três primeiros dias, seguido de 4% durante três dias e 6% durante 15 dias) ou água (grupo controle), ambos com livre acesso à ração. Na etapa comportamental, no 21º dia de consumo, o etanol foi substituído por água (retirada) e, após 72 horas ou 21 dias de retirada, os animais controle e submetidos à retirada foram expostos ao teste do LCE, onde foram avaliadas as porcentagens de tempo gasto e de entradas nos braços abertos e o número de entradas nos braços fechados durante 5 minutos. Vinte e quatro horas após o teste no LCE, os animais foram submetidos ao teste do Campo Aberto por 15 minutos. Durante este período avaliou-se a distância total percorrida pelos animais e durante os 5 minutos iniciais foram avaliados o tempo, a distância e a quantidade de entradas no centro do aparato. Na etapa imunoistoquímica, animais submetidos ao consumo de etanol por 21 dias seguidos ou nâo de retirada de 72 horas e 21 dias e seus controles foram submetidos à técnica da perfusão transcardíaca, remoção e preparação dos encéfalos para a quantificação de células serotonérgicas nas regiões dorsal e caudal do núcleo dorsal da rafe. Os dados comportamentais mostraram que tanto a retirada do etanol em curto prazo, quanto em longo prazo diminuiu a exploração dos braços abertos do LCE. No teste do Campo Aberto não foram observadas alterações sugestivas de locomoção no período de 15 minutos, porém, no mesmo teste durante os 5 primeiros minutos observou-se efeito do tipo ansiogênico nos animais submetidos à 21 dias de retirada do etanol. Na etapa imunoistoquímica não foram observadas diferenças na marcação de serotonina nas porções dorsal e caudal do núcleo dorsal da rafe dos animais submetidos à retirada em curto e longo prazo do etanol, em relação ao controle. No entanto, o consumo do etanol por 21 dias tendeu a reduzir a quantidade de células serotonérgicas na região dorsal deste núcleo. Em conjunto, os dados aqui obtidos demonstram um efeito do tipo ansiogênico promovido pela retirada em curto e longo prazo do etanol não relacionado a alterações na marcação de serotonina nas porções dorsal e caudal do núcleo dorsal da rafe.

Externo ao Programa - 1645202 - ELAINE CRISTINA GAVIOLI
Externo ao Programa - 4363493 - EXPEDITO SILVA DO NASCIMENTO JUNIOR
Presidente - 1720860 - VANESSA DE PAULA SOARES RACHETTI
Notícia cadastrada em: 06/06/2014 17:41