Banca de DEFESA: THALES LIRA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALES LIRA DE MEDEIROS
DATA: 03/03/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório da Bioquímica
TÍTULO:

Avaliação das atividades antimalárica e antitoxoplásmica dos compostos complexados obtidos da Bidens pilosa (Asteraceae)


PALAVRAS-CHAVES:

Malária; Toxoplasmose; Bidens pilosa; Citotoxicidade


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia
RESUMO:

As doenças parasitárias afetam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, matando milhões dessas todos os anos. A malária e a toxoplasmose são as principais doenças parasitárias do mundo, a primeira é causada por espécimes do gênero Plasmodium, um parasita constantemente ligado a casos de resistência aos tratamentos convencionais, a segunda é uma protozoonose cosmopolita e ubiquitária causada pelo Toxoplasma gondii, cuja disponibilidade terapêutica é bastante restrita e acarreta importantes efeitos adversos. A natureza e principalmente as plantas vêm fornecendo compostos medicinais há milhares de anos, sendo uma das principais fontes de isolamento de moléculas bioativas de baixo peso molecular. A Bidens pilosa é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira, ela teve sua ação antimalárica comprovada por nosso grupo, entretanto, suas moléculas bioativas se mostraram lábeis e por isso surgiu a necessidade de estabilizar seu extrato utilizando excipientes farmacológicos. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar o potencial antiparasitário dos extratos complexados obtidos da Bidens pilosa utilizando modelos de malária e toxoplasmose, bem como a toxicidade desses novos extratos. Para isso foram feitos testes de citotoxicidade (MTT) com a célula HeLa S5 (1x104 células/poço) com os extratos bruto (Bp.Ra.Liof) e complexados (Bp.Ra.Bc e Bp.Ra.At) da raiz de Bidens pilosa nas concentrações que variaram de 5000 a 80 µg/ml; bem como a avaliação da toxicidade aguda in vivo, seguindo o protocolo da OECD/OCDE de 2001. Para a avaliação da susceptibilidade da cepa ME49 do Toxoplasma gondii, os extratos Bp.Ra.Liof., Bp.Ra.Bc e Bp.Ra.At foram utilizados nas doses de 200, 300 e 400 mg/kg  respectivamente e o controle com na dose sulfadiazina 200 µg/kg; a mortalidade cumulativa e a morbidade acompanhadas ao longo de 30 dias. A atividade antimalárica foi avaliada in vitro contra o Plasmodium falciparum onde os extratos de Bp.Ra.liof, Bp.Ra.At. e Bp.Ra.Bc foram parcialmente ativos, inibindo em até 65% o crescimento do parasita. In vivo utilizando o Plasmodium berghei os extratos complexados foram capazes de reduzir a parasitemia em até 70%. Os testes de citotoxicidade para a célula HeLa S5 e toxicidade aguda in vivo mostraram que todos os extratos testados (Bp.Ra.Liof, Bp.Ra.Bc e Bp.Ra.At) possuem toxicidade baixa a moderada. O teste de atividade antitoxoplásmica mostrou que os extratos não aumentaram de maneira significativa a sobrevida dos animais. Desse modo, os extratos complexados só apresentaram satisfatória atividade antimalárica. Sendo assim, esses extratos podem ser considerados promissores para um protótipo de fototerápico contra a malária.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLARICE ABRAMO - UFJF
Presidente - 2213126 - VALTER FERREIRA DE ANDRADE NETO
Interno - 1720860 - VANESSA DE PAULA SOARES RACHETTI
Notícia cadastrada em: 21/02/2014 17:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao