Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORAH QUINDERE CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORAH QUINDERE CARNEIRO
DATA: 19/08/2013
HORA: 08:30
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN
TÍTULO:

EXPLORANDO ATRIBUTOS SOCIOECONÔMICOS E PAISAGÍSTICOS NA VALORAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO URBANAS


PALAVRAS-CHAVES:

valoração contingente, disposição a pagar, método do custo de viagem, veículo de pagamento, valor de uso, valor de não uso, áreas protegidas.


PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo estimar o valor de não uso de unidades de conservação urbanas e determinar se a forma de pagamento apresentada no mercado hipotético e a demanda por investimentos públicos em conservação influenciam a disponibilidade dos entrevistados a pagar pela conservação e manutenção dos parques. Além disso, estimar o valor de uso de duas dessas unidades de conservação urbanas que são abertas para visitação e estimar o valor de uso de um parque urbano parcialmente fechado para visitação a partir de uma relação entre os atributos paisagísticos existentes nas unidades de conservação.  Para a estimativa do valor de não uso dessas UCs foi utilizado o método de valoração contingente, especificamente a técnica de Disposição a Pagar. Dessa forma, foram feitas entrevistas no município de Natal/RN, Brasil, com 425 indivíduos, durante os meses de outubro de 2012 a abril de 2013, apresentando aos entrevistados um mercado hipotético contendo duas formas de pagamento distintas. O valor de não uso das unidades de conservação foi estimado em R$4,9 bilhões para a forma de pagamento através da redistribuição de um imposto nacional e de R$11,8 bilhões para a forma de pagamento através de doações para uma ONG. O uso de duas diferentes formas de pagamento apresentaram diferentes médias para os valores atribuídos à DAP, com maiores lances de DAP e mais votos de protesto para a forma de pagamento em que é feita uma contribuição voluntária para uma ONG devido esse tipo de mecanismo ser mais propenso a votos de protesto e ao comportamento estratégico do entrevistado que exagera a sua DAP. Esse resultado demonstra que a forma de pagamento baseado na redistribuição do imposto parece ser a opção mais indicada para a valoração das UCs do município de Natal, pois é um indicador mais preciso da demanda da população por investimentos públicos em conservação e manutenção de áreas verdes. Ainda é necessário que se obtenha o valor de uso desse ecossistema para a estimativa do valor econômico total das UCs em estudo, essa estimativa será feita através do método do Custo de Viagem. Uma possível relação entre valor econômico da UCs e seus atributos paisagísticos serão avaliadas através de imagens de satélite.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 123.522.798-79 - ALEXANDRE SCHIAVETTI - UESC-BA
Externo ao Programa - 1717461 - LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
Interno - 1177742 - RONALDO ANGELINI
Notícia cadastrada em: 09/08/2013 09:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao