Banca de DEFESA: HOLDA RAMOS DA SILVA

DISCENTE : HOLDA RAMOS DA SILVA
DATA : 28/04/2022
LOCAL: Google Meet

CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL E BIOLOGIA REPRODUTIVA DO LAGARTO-DE-FOLHIÇO Coleodactylus natalensis FREIRE, 1999, EM ÁREA PROTEGIDA DE MATA ATLÂNTICA: SUBSÍDIOS À CONSERVAÇÃO DESTA ESPÉCIE AMEAÇADA

Conhecimento ecológico local; parques urbanos; reprodução de lagartos; Etnoconservação.

As interferências antropogênicas causam perda e fragmentação de habitats, as quais constituem um dos principais fatores que influenciam declínios de espécies. Conhecer a história natural das espécies e investir em estratégias de conservação junto à sociedade é um grande passo em prol da conservação, mas, quando se trata de espécies de répteis de pequeno porte, crípticas e que tendem a ter menos contato e carisma para a população local, a implantação dessa estratégia constitui um grande desafio. As áreas protegidas constituem papel relevante para estudos e conservação de espécies, possibilitando tornar a sociedade aliada no processo de conservação, especialmente de espécies ameaçadas de extinção. Nesse contexto, este estudo teve como objetivos analisar o conhecimento ecológico local (CEL) dos funcionários de um Parque urbano no município de Natal/RN sobre a fauna de répteis, especialmente sobre o lagarto Coleodactylus natalensis, espécie-bandeira desta área protegida e ameaçada de extinção, bem como investigar o ciclo reprodutivo desta espécie, em prol de sua conservação e da biodiversidade associada. Os dados sobre CEL foram coletados através de questionários semiestruturados aplicados para 39 funcionários do Parque, pertencentes a cinco diferentes setores. Os funcionários demonstraram conhecimentos mais específicos sobre a flora local do que sobre fauna, e reconhecem a importância do parque para conservação das espécies. Os funcionários com maior tempo de trabalho no parque possuem maior CEL sobre a espécie críptica e ameaçada de extinção, C. natalensis; este dado é de grande relevância, pois não é o padrão observado em outros estudos de CEL. Também se destacaram as ameaças às quais parques urbanos estão submetidos, inclusive as diferenças entre estes e os parques rurais. As coletas dos dados reprodutivos de C. natalensis foram efetuadas durante excursões mensais, de janeiro a dezembro de 2021, totalizando 12 meses de amostragem, sendo que em todos os meses os ovos foram monitorados com 15 dias de intervalo. Os resultados demonstram ocorrer reprodução contínua em C. natalensis, com ninhada fixa de um ovo. O conjunto dos dados obtidos constitui subsídio importante e valioso para o monitoramento e conservação da espécie ameaçada, bem como para a gestão dessa Unidade de conservação, além de corroborar a relevância do CEL para a conservação de espécies ameaçadas na perspectiva da etnoconservação.

Externo à Instituição - DANIEL CUNHA PASSOS - UFERSA
Presidente - 1121066 - ELIZA MARIA XAVIER FREIRE
Externa à Instituição - KALLYNE MACHADO BONIFACIO - UFPB
Notícia cadastrada em: 18/04/2022 14:16