Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESON DA SILVA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESON DA SILVA FONSECA
DATA : 21/09/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ASPECTOS ECOLÓGICOS E SOCIAIS DE DOIS RESERVATÓRIOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: RISCO À EUTROFIZAÇÃO,DIVERSIDADE METAGENÔMICA E LETRAMENTO CIENTÍFICO


PALAVRAS-CHAVES:

Biologia molecular, Ecologia de microrganismos, Qualidade de água, Cianobactérias, Questões sociocientíficas.


PÁGINAS: 238
RESUMO:

A região semiárida do Nordeste brasileiro sofre historicamente com escassez hídrica, em função das características climáticas e ambientais, que somado a negligencia do poder público em traçar medidas de gestão mais eficientes dos recursos hídricos tem levado às alterações na qualidade das águas disponíveis à população, esse cenário tem propiciado a eutrofização dos ambientes aquáticos no estado do RN. O estudo foi realizado com base em 4 objetivos, cada um correspondendo a um artigo que compõe esta dissertação. O Capítulo 1 objetivou caracterizar a diversidade metagenômica da comunidade fitoplanctônica, com ênfase em cianobactérias e comparar com outro estudo envolvendo abordagem tradicional em dois reservatórios tropicais do RN em evento de extrema estiagem. Para isso, foram analisados dados provenientes do sequenciamento de amostras ambientais oriundos dos açudes Boqueirão de Parelhas e o Passagem das Traíras. Capítulo 2 teve como objetivo compilar os dados da literatura pertinente a fim de explicar como ocorreu a formulação social do risco ambiental por floração de algas potencialmente tóxicas na Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu e analisar as implicações sociais e ambientais da eutrofização. Para a realização deste trabalho foram utilizados dados secundários publicados por pesquisadores e órgãos de monitoramento da qualidade ambiental das águas do estado do RN. O Capítulo 3 objetivou criar e validar o Instrumento de Planejamento e Avaliação Didática de Questões Sociocientíficas (IPAD QSC) como material instrucional de apoio ao professor para direcionar o planejamento e avaliação das sequências de ensino com foco na educação e letramento científico. Com isso, foi elaborado uma proposta de material didático fundamentado no referencial teórico pertinente e apreciado por professores de ciências e biologia. O Capítulo 4 ainda em fase de construção, tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores em formação inicial e continuada, de modo a compreender como as atividades educativas têm contribuído para promoção do letramento científico relacionada as temáticas da água. Nesse sentido, foi executado um curso à distância de formação pedagógica, ofertado como ação de extensão à docentes graduandos e graduados em Licenciatura em Ciências Biológicas de diferentes instituições de nível superior do país, que ao final tiveram que elaborar uma proposta de sequência de ensino usando o IPAD QSC. Portanto, a análise da composição fitoplanctônica por metagenômica detectou 238 taxas, distribuídas em 13 divisões, com predominância de Cianobactérias nos açudes Passagem das Traíras (99,5%) e Boqueirão de Parelhas (92,6%). Os dados da literatura destacam vários riscos atrelados à eutrofização, a saber, contaminação das águas por cianotoxinas, alterações ecológicas na comunidade aquática, redução na riqueza de espécies, elevado aumento da biomassa algal, mudança nos padrões limnológicos dos corpos hídricos, prejuízos à saúde humana em função do uso da água contaminada. Com relação ao IPAD QSC, o material teve sua contribuição educacional estimada e demonstrada por meio da análise dos critérios avaliados, de acordo com o retorno dos questionários, ficando evidente sua validação como material de apoio aos docentes. Considera-se que a qualidade da água pode ser categorizada como temática a ser mobilizada nos processos educativos como forma de contribuir no processo do letramento científico, tendo em vista as suas dimensões inter e multidisciplinares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Externo à Instituição - LUIZ SODRE NETO - UFCG
Externa ao Programa - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 09/09/2020 17:07
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