Banca de DEFESA: AMANDA NOGUEIRA MEDEIROS

DISCENTE : AMANDA NOGUEIRA MEDEIROS
DATA : 20/02/2020
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS SANITÁRIAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Qualidade hídrica; Eutrofização; Impactos sanitários; Percepção ambiental.

Com população estimada em 3,5 milhões de habitantes, o estado do Rio Grande do Norte (RN) tem grande parte de seu território inserido no semiárido brasileiro, que, devido as suas características ambientais, enfrenta dificuldades decorrentes da escassez hídrica, onerada quando a qualidade da água disponível se encontra degradada em consequência das características geológicas naturais e das atividades antrópicas desenvolvidas na região. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é investigar sobre a qualidade hídrica dos reservatórios estaduais e sua relevância como fator de risco à saúde da população. A atividade cientifica abordada foi planejada em três partes. No capítulo 1 aborda-se a caracterização da qualidade da água de um reservatório representativo em termos de sua relevância no abastecimento regional. Para isso a área de estudo selecionada foi o município de Caicó, inserido no domínio da Bacia Hidrográfica do Piranhas-Açu. A pesquisa foi realizada através de análise de qualidade hídrica representada pelo Índice de Estado Trófico e ocorrência qualiquantitativa de cianobactérias. A base de dados utilizada foi obtida do Programa Água Azul. Os resultados conseguidos foram subsídio para definição dos potenciais impactos sanitários atrelados a eutrofização no período compreendido entre os anos de 2008 a 2016. No capítulo 2, considerando o aporte ao conhecimento da percepção de qualidade ambiental desde a visão da sociedade inserida na área de interesse, um estudo de percepção ambiental foi realizado por meio da aplicação de entrevistas a moradores de distintos bairros da cidade de Caicó, contemplando informações referentes a caraterísticas sociodemográficas tais como: aspectos infra estruturais e econômicos dos núcleos familiares, informações sobre hábitos sociais, culturais e caraterísticas sanitárias, além de aspectos ambientais e sua relação com estes. Os resultados obtidos forneceram informações relevantes relacionadas com as problemáticas ambientais vivenciadas pela população, fornecendo um subsídio para promoção da melhoria da qualidade do ambiente no qual a população está inserida. Finalmente, o capítulo 3 aborda, baseado nos resultados obtidos nos dois primeiros capítulos, um estudo geral dos corpos hídricos de importância para abastecimento público do estado do RN e suas consequências sobre a saúde da população através de informações disponíveis na base de dados dos relatórios do Programa Água Azul a nível estadual referentes ao período de 2008 a 2016 onde foi realizada a caracterização por meio dos IQA e IET. Além disso, uma análise sobre a ocorrência de doenças de veiculação hídrica de maior prevalência na população dos municípios do RN foi discutida utilizando as informações disponíveis nas bases de dados do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) no mesmo período (2008-2016), de modo a interpretar uma possível influência da qualidade da água sobre o perfil sanitário da população. Os resultados obtidos foram uteis para relacionar a relevância da qualidade hídrica na saúde populacional e podem contribuir para o auxílio no gerenciamento e tomada de decisões quanto a disponibilização de água, bem como no sentido de minimizar e mitigar os impactos sanitários atrelados.

Externo à Instituição - JEAN LEITE TAVARES - IFRN
Presidente - 707.819.324-59 - JULIO ALEJANDRO NAVONI - UFRN