Banca de QUALIFICAÇÃO: THATIANE BRITO DA SILVA MEDEIROS

DISCENTE : THATIANE BRITO DA SILVA MEDEIROS
DATA : 09/12/2019
LOCAL: Sala de Reunião, Centro de Biociências, UFRN

A temática da sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros

Crise ambiental; Pescadores artesanais, Recursos pesqueiros; Sustentabilidade ambiental

Diante da crise ambiental que vem se alastrando ao longo dos anos e que afeta o planeta atualmente, como consequência das atividades antrópicas, do consumismo exacerbado e do modelo de crescimento econômico, objetivou-se avaliar a relação homem-ambiente e a crise ambiental, procurando identificar as práticas de conservação do ambiente na região nordeste. Para tanto foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica acerca das comunidades de pescadores artesanais do nordeste, bem como se pretende realizar uma entrevista semiestruturada através de um questionário com alunos do curso Técnico de Recursos Pesqueiros do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau, tendo em vista a importância econômica da região em virtude de seus recursos naturais, especificamente os pesqueiros. Percebe-se assim que as atividades pesqueiras realizadas pela pesca artesanal têm contribuído para medidas mais sustentáveis de exploração, não interferindo demasiadamente no ciclo dos recursos pesqueiros. Conclui-se parcialmente que as atividades das sociedades de pescadores artesanais tornam-se, importante como modelo sustentável de como a sociedade em geral deve ser relacionar com a natureza e seus recursos naturais, mantendo um equilíbrio na relação homem-natureza.

Presidente - 2380571 - CIBELE SOARES PONTES
Externo à Instituição - LUIZ SODRE NETO - UFCG